
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Dayane Andrade Maia | - |
| Autor(es): dc.creator | MARILEI MENDES SANDRI | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:24:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:24:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91641 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91641 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva trazer as percepções dos acadêmicos acerca das experiências vivenciadas, até o momento, no programa Residência Pedagógica – Núcleo de Química, Física e Biologia, a fim de identificar as principais dificuldades encontradas e as contribuições para a formação docente. O problema que se coloca é: Como a proposta interdisciplinar desenvolvida contribui para a formação crítica do futuro professor? Optou-se por construir uma proposta pautada na pesquisa da própria prática e na busca pela interdisciplinaridade, ao considerar os apelos da formação docente ancorados na Racionalidade Crítica. Realizou-se a análise sobre as respostas apresentadas pelos residentes, em seus relatórios parciais encaminhados à CAPES empregando-se a análise de conteúdo. Percebeu-se que o contato com a realidade da escola tem permitido a esses acadêmicos se dar conta de dificuldades que compõem o desafio diário dos professores, como o excessivo número de alunos e condições não favoráveis em para o trabalho em espaços alternativos à sala de aula, como o laboratório de informática e de ciências. Somado a isso, os residentes perceberam suas próprias limitações e inseguranças para o trabalho docente, bem como, perceberam as dificuldades de viabilizar um trabalho interdisciplinar quando o ensino tradicional e fragmentado ainda é imperante. No tocante às contribuições, identificou-se que o programa tem favorecido a construção de um arcabouço didático-metodológico pelos residentes, apoiado numa perspectiva que rompe com o ensino disciplinar e segmentado e, portanto, tem se alinhado ao que solicitam os documentos de formação docente respaldados em racionalidades mais críticas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica, interdisciplinaridade, formação docente, racionalidade crítica. | - |
| Título: dc.title | AS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: