HIGIENE PESSOAL NO ÂMBITO ESCOLAR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Santa Helena-
Autor(es): dc.creatorJennifer Gomes Silva-
Autor(es): dc.creatorAndressa Danielli Pletsch-
Autor(es): dc.creatorNathalia Luiza Evangelista Januário-
Autor(es): dc.creatorSara Tatiana Moreira-
Autor(es): dc.creatorRosangela Araujo Xavier Fujii-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:34:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:34:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91636-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91636-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento desta oficina juntamente a todas as práticas envolvidas, teve como base a disciplina de Projeto Interdisciplinar do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Santa Helena, ao qual o Projeto PIBID está inserido e se fez presente no desenvolvimento de todas as práticas aplicadas. Como tema norteador da oficina a ser desenvolvida: higiene pessoal. A higiene pessoal acomete âmbitos sociais, que devem por sua vez estarem inseridos no currículo escolar. Sendo assim, nos foi proposto a elaboração de uma oficina para os alunos do 9º ano do Ensino fundamental com intuito de se trabalhar a higiene pessoal básica e com ênfase nas higienes que não são tratadas no contexto escolar e/ou familiar. O principal objetivo desta oficina, é esclarecer e demonstrar as formas corretas de higienização de acordo com cada região do corpo, bem como os produtos corretos e incorretos e desmistificar a higiene íntima e nos atos de masturbação, sendo que os públicos alvos da oficina já estão passando pelos processos de puberdade. Para o maior aceite dos alunos sobre o tema, realizou-se a inserção de materiais audiovisuais, e atividades dinâmicas como, jogo de tabuleiro de chão, confecção de meios de cultura para observar o crescimento de micro-organismos em diferentes partes do corpo, analogia com a produção de café bebível e confecção de gel que possibilita a visualização de regiões não higienizadas corretamente com luz negra. No entanto, os resultados obtidos após a aplicação da oficina foram satisfatórios, sendo que os alunos deram devolutiva da oficina por meio de avaliação que lhes foi disponibilizado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectHigiene pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectPibid.-
Título: dc.titleHIGIENE PESSOAL NO ÂMBITO ESCOLAR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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