
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Pampa | - |
| Autor(es): dc.creator | Sarah Gonçalves Alves Campos | - |
| Autor(es): dc.creator | Viviane Viviam Cuadros | - |
| Autor(es): dc.creator | Márcia Von Frühauf Firme | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:39:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:39:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91632 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91632 | - |
| Descrição: dc.description | Tendo em vista o desenvolvimento de práticas pedagógicas que visem a integração do conhecimento científico a experimentação e a implementação de ferramentas e estratégias didáticas-pedagógicas que motivem e envolvam os alunos nas aulas de química, de forma a facilitar o desenvolvimento cognitivo em conjunto com a promoção da construção de conceitos científicos, esse trabalho, desenvolvido por duas bolsistas do Programa Residência Pedagógica em uma Escola Pública de Ensino Médio, visa, a partir da proposição de estratégias pedagógicas relevantes para o ensino de química, promover o desenvolvimento e o envolvimento dos estudantes e dessa forma favorecer a construção dos seus conhecimentos, apresentando como objetivo geral verificar a aplicabilidade e eficiência da abordagem POE (Predizer, Observar e Explicar), quando implementada de forma contextualiza em aulas de Química. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias pedagógicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | POE | - |
| Título: dc.title | PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS APLICANDO A ABORDAGEM POE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA EM TURMAS DE EJA. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: