Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) | - |
Autor(es): dc.creator | Roberta Kolling Escalante | - |
Autor(es): dc.creator | Graziela Maiara Lunkes | - |
Autor(es): dc.creator | Luana Fin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91630 | - |
Descrição: dc.description | Ao compreender a relevância da internalização de conceitos científicos na formação docente, percebe-se que esse é um processo por meio do qual a atividade da pessoa é inicialmente mediada por outras pessoas ou artefatos culturais e posteriormente, vem a ser controlada por ela mesma enquanto se apropria e reconstrói recursos para regular sua própria atuação. Este trabalho, à luz da teoria sociocultural de Vygotsky e da teoria cognitiva de aprendizagem significativa de Ausubel, tem como objetivo refletir sobre o papel do mapa conceitual na aprendizagem docente auto-regulada de conhecimentos científicos relativos a ensinar e aprender língua estrangeira. A auto-regulação é entendida como um procedimento ativo que utiliza o pensamento representativo e a memória e implica consciência e intencionalidade no estabelecimento de estratégias metacognitivas. Desta maneira, a metodologia proposta é de natureza qualitativa e interpretativa, tendo como principal instrumento os mapas conceituais elaborados por estudantes do curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol de uma instituição pública federal localizada no noroeste do Rio Grande do Sul na avaliação de dois componentes curriculares: Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem da língua espanhola e Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da língua espanhola. A utilização dos mapas, além de instrumentos avaliativos das disciplinas curriculares, permitia compreender a organização conceitual que os licenciandos atribuíam ao conhecimento oriundo dos textos estudados no semestre letivo. Como resultados, observa-se a dificuldade de síntese, de reconhecimento dos tópicos mais importantes e de associação entre os conceitos por parte dos licenciandos. Por outro lado, destaca-se uma melhor apropriação dos conteúdos trabalhados, uma vez que demonstravam uma interação maior entre o conhecimento novo e o já existente, transformando-os. Ressalta-se, a partir da investigação, a relevância do mapa conceitual como ferramenta que possibilita identificar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e oportunizar ao professor de espanhol em formação inicial a recriação de forma sistemática do conhecimento de conceitos em rede para a sua internalização. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auto-regulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapa conceitual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de espanhol | - |
Título: dc.title | Aprendizagem auto-regulada de professores de espanhol: o mapa conceitual na construção de conhecimentos científicos sobre ensinar e aprender língua estrangeira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: