Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Amanda Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Marina Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Iara Jesus | - |
Autor(es): dc.creator | Natalina Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91628 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91628 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo relata as experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar, com a finalidade de compreender a atuação do pedagogo-gestor na efetivação da gestão democrática dentro de uma escola estadual do município de Maringá, que atende alunos matriculados na segunda etapa do ensino fundamental e no ensino médio. Previsto na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, este estágio é subsidiado por estudos teóricos realizados na disciplina de Práticas em Gestão Escolar que ocorre concomitantemente a ele. Com base em Libâneo, Oliveira e Toschi (2013), Veiga (1998), Carbello (2012), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (CNE/CP nº1/2006) buscamos por meio de um relato descritivo de caráter qualitativo, refletir a partir da análise bibliográfica e documental, quais são as possibilidades de atuação do pedagogo gestor na mediação do Conselho de Classe enquanto uma instância colegiada que materializa a perspectiva da gestão democrática dentro da Escola Pública de Educação Básica. Das discussões e reflexões realizadas ao longo de todo o período de Estágio na escola-campo entendemos que é papel do pedagogo-gestor sugerir, questionar, indagar e provocar atividades de suporte pedagógico aos docentes dentro da escola para que se consiga avançar do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula envolvendo a escola como um todo. Deste modo, compreendemos com as vivências nesse estágio a importância de analisar e refletir as atividades na escola, pautadas em subsídios teóricos que sustentam o trabalho do Pedagogo-Gestor. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Democrática, Conselho de Classe, Pedagogo-Gestor, Estágio. | - |
Título: dc.title | ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONSELHO DE CLASSE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: