UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE OFICINAS COM MATERIAIS DO LABORATÓRIO DO MEC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMarcos Alves-
Autor(es): dc.creatorAna Schirlo-
Autor(es): dc.creatorMarceli Goulart-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:07:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:07:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91624-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91624-
Descrição: dc.descriptionA equipe de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desenvolve suas atividades no Colégio Estadual Instituto de Educação Professor Cesar Prieto Martinez, de modo a inserir os pibidianos no contexto escolar, permitindo que desenvolvam atividades didático-pedagógicas. Uma das atividades por eles desenvolvida foi o planejamento e desenvolvimento de oficinas ofertadas para todas as séries de ensino do referido colégio, explorando os materiais disponíveis no Laboratório de Matemática. A oficina apresentada nesse trabalho teve como aporte aos materiais։ Kit de Probabilidade e o Conjunto para Construir Árvores de Possibilidades, disponíveis no Laboratório de Matemática montado pelo MEC por meio do Programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. Assim, esse trabalho teve por objetivo apresentar a referida oficina, a qual consistiu em: construir árvores de possibilidades na resolução de situações problemas, fazer experimentos aleatórios com dados, moedas e saco com bolinhas. Todas essas atividades conduziram os alunos a um entendimento inicial sobre os conceitos de probabilidade, análise combinatória e a possibilidade de aplicação do princípio fundamental da contagem em diferentes contextos do cotidiano. No início da oficina o oficineiro explanou sobre o tema probabilidade, pois o público da oficina eram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e ainda não possuíam a formalização desse conteúdo. Os alunos foram divididos em equipes sendo que, ao final da atividade, cada equipe apresentou o registro de todos os procedimentos, inclusive o raciocínio desenvolvido pela equipe para se chegar ao resultado encontrado. Com essas constatações observadas concluiu-se que os materiais trabalhados na referida oficina auxiliaram na resolução de situações-problema do cotidiano, permitindo aos alunos a construção de conhecimentos e a reflexão sobre diversos aspectos, levando-os a fazer inter-relações, capacitando-os a desenvolver competências necessárias para compreender de forma ampla os conceitos de probabilidade e análise combinatória.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectlaboratório de matemática, probabilidade, árvore de possibilidades, análise combinatória-
Título: dc.titleUMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE OFICINAS COM MATERIAIS DO LABORATÓRIO DO MEC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.