
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fernando Vieira | - |
| Autor(es): dc.creator | Eduarda Goulart | - |
| Autor(es): dc.creator | Isabel Ferreira Teixeira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:53:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:53:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91620 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91620 | - |
| Descrição: dc.description | Eduarda Goulart, Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Federal do Pampa. eduardagoulartuni@gmail.com. Fernando Vieira, Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Federal do Pampa. fernando.89.vargas@gmail.com.Isabel Cristina Ferreira Teixeira, Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa – Universidade Federal do Pampa. isabel.teixeira@unipampa.edu.br. O presente trabalho procura compreender a resistência por parte da comunidade escolar em relação ao ensino de português, não pautado somente em questões gramaticais, mas priorizando o entendimento do sentido e das funções de diversos gêneros do discurso (BAKHTIN 1997). Para desenvolver o tema, utilizamos algumas experiências vivenciadas durante a prática docente desenvolvida no Programa Residência Pedagógica, Núcleo de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Pampa- Campus Bagé, que trabalha com uma perspectiva textual e discursiva e que compreende a linguagem enquanto interação, embasado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Levando em consideração a perspectiva com a qual trabalhamos, buscamos discutir as dificuldades encontradas diante da resistência da escola em um ensino pautado a partir de gêneros discursivos. Entendemos que essa resistência ocorre, em parte, devido à descrença em novas metodologias de ensino de língua e, por outra, ao apego ao ensino gramatical. É relevante destacar a importância de uma desconstrução seguida de uma reconstrução por parte da comunidade escolar, que deve se apropriar de diferentes formas de ensinar. O trabalho teve como objetivo, não só analisar a questão, mas também refletir sobre a resistência diante do “novo”, procurando entender quais os motivos que levam a essa atitude por parte da escola em trabalhar de uma forma diferente do habitual. No decorrer das práticas desenvolvidas junto aos alunos, também percebemos uma resistência por parte deles, o que nos fez refletir sobre a metodologia que utilizamos, buscando rever como o trabalho ao longo das práticas foi realizado e quais seriam os métodos mais eficazes no processo de ensino. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente, ensino gramatical, gêneros do discurso | - |
| Título: dc.title | DIFICULDADES NO ENSINO DE LÍNGUA ATRAVÉS DE GÊNEROS DO DISCURSO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIPAMPA: FORMAÇÃO DOCENTE NO HORIZONTE DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: