DIFICULDADES NO ENSINO DE LÍNGUA ATRAVÉS DE GÊNEROS DO DISCURSO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIPAMPA: FORMAÇÃO DOCENTE NO HORIZONTE DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernando Vieira-
Autor(es): dc.creatorEduarda Goulart-
Autor(es): dc.creatorIsabel Ferreira Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:53:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:53:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91620-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91620-
Descrição: dc.descriptionEduarda Goulart, Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Federal do Pampa. eduardagoulartuni@gmail.com. Fernando Vieira, Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Federal do Pampa. fernando.89.vargas@gmail.com.Isabel Cristina Ferreira Teixeira, Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa – Universidade Federal do Pampa. isabel.teixeira@unipampa.edu.br. O presente trabalho procura compreender a resistência por parte da comunidade escolar em relação ao ensino de português, não pautado somente em questões gramaticais, mas priorizando o entendimento do sentido e das funções de diversos gêneros do discurso (BAKHTIN 1997). Para desenvolver o tema, utilizamos algumas experiências vivenciadas durante a prática docente desenvolvida no Programa Residência Pedagógica, Núcleo de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Pampa- Campus Bagé, que trabalha com uma perspectiva textual e discursiva e que compreende a linguagem enquanto interação, embasado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Levando em consideração a perspectiva com a qual trabalhamos, buscamos discutir as dificuldades encontradas diante da resistência da escola em um ensino pautado a partir de gêneros discursivos. Entendemos que essa resistência ocorre, em parte, devido à descrença em novas metodologias de ensino de língua e, por outra, ao apego ao ensino gramatical. É relevante destacar a importância de uma desconstrução seguida de uma reconstrução por parte da comunidade escolar, que deve se apropriar de diferentes formas de ensinar. O trabalho teve como objetivo, não só analisar a questão, mas também refletir sobre a resistência diante do “novo”, procurando entender quais os motivos que levam a essa atitude por parte da escola em trabalhar de uma forma diferente do habitual. No decorrer das práticas desenvolvidas junto aos alunos, também percebemos uma resistência por parte deles, o que nos fez refletir sobre a metodologia que utilizamos, buscando rever como o trabalho ao longo das práticas foi realizado e quais seriam os métodos mais eficazes no processo de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente, ensino gramatical, gêneros do discurso-
Título: dc.titleDIFICULDADES NO ENSINO DE LÍNGUA ATRAVÉS DE GÊNEROS DO DISCURSO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIPAMPA: FORMAÇÃO DOCENTE NO HORIZONTE DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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