
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Julia Krauspenhar | - |
| Autor(es): dc.creator | Lilian Schwinn Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Maiara Lippert | - |
| Autor(es): dc.creator | Marizete Matiello da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:51:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:51:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91616 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91616 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho visa apresentar experiência pedagógica realizada por acadêmicos de Educação Física, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma escola pública da rede estadual de ensino de Santa Catarina, na cidade de Chapecó. O objetivo foi ampliar os conhecimentos dos estudantes do Ensino Médio Inovador (EMI) acerca do tema saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e suas implicações na vida dos mesmos e da comunidade. As ações ocorreram com uma turma do 2º ano do EMI, 2019/1. Durante esse período houve monitorias, planejamento e o exercício da docência, mediadas pelas professoras supervisora e orientadora. As atividades teórico-práticas ocorreram em 10 aulas, tendo por base os pressupostos metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, com base em Saviani (2011) e Gasparin (2007). As estratégias metodológicas eleitas foram: aula expositiva e dialogada, debates, mapa conceitual, roda de conversa, atividades práticas e avaliação. As atividades de aprendizagem tiveram como ponto de partida a prática social dos estudantes. Inicialmente realizamos a identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes a partir das seguintes questões: “o que é corpo?”, “o que é qualidade de vida?” e “o que é saúde?”. Em seguida, foi utilizada uma dinâmica para dimensionar os elementos do estilo de vida e bem-estar dos estudantes. O SUS foi a temática seguinte, motivada por questões como: "qual a sua finalidade?", "quem tem o direito?", "como utilizar?", "como ele abrange a sociedade, nossas vidas?", "quais são as maiores dificuldades deste sistema?”. Estas etapas foram permeadas por abordagens participativas, como o protagonismo dos estudantes em relação ao processo de construção do conhecimento de forma crítica e reflexiva. Considerando o resultado da prática social inicial, as atividades práticas abordaram séries para ganho e perda de massa corporal e uma série de movimentos de yoga, objetivando a consciência corporal. Também foi evidenciado a importância da associação da prática de atividades físicas e a melhoria e a manutenção das condições de saúde relacionadas com as ofertas do SUS e NASF. A participação dos estudantes foi efetiva em todas as atividades e a ampliação de seus conhecimentos, de forma ativa, ficou evidenciada nas atividades de aprendizagem e na avaliação realizada. Para os bolsistas do PIBID foi uma experiência ímpar na medida em que possibilitou o exercício da docência em todas as sua etapas, permitindo a construção de conhecimentos no próprio exercício das futuras funções docentes, qualificando a formação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pibid, Educação Física, Ensino Médio, Saúde | - |
| Título: dc.title | A SAÚDE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: