
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Roberta Escalante | - |
| Autor(es): dc.creator | Eliane Kroth Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Letícia Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Jean Silva Ajala | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91615 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91615 | - |
| Descrição: dc.description | Reconhecendo a relevância do currículo desde a educação básica até a universitária, percebe-se que ele materializa e possibilita as intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Nesse sentido, o presente trabalho é uma pesquisa documental, realizada a partir da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura em Letras Português e Espanhol de uma universidade pública federal no Rio Grande do Sul, e tem como objetivo discutir o currículo, especialmente os componentes voltados à formação de professores de língua espanhola, e sua relação com conceitos científicos que subjazem diretrizes curriculares de Língua Estrangeira (LE) na Educação Básica como propostas curriculares nacionais de ensino fundamental e médio (PCN e PCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Parte-se de uma metodologia qualitativa e interpretativista, fundamentada na perspectiva sociocultural de que o conhecimento é negociado socialmente e emerge de práticas sociais situadas e na compreensão de que a cognição humana é construída por meio de artefatos semióticos, que medeiam as interações e criam as formas de pensamento superiores, unicamente humanas. Os resultados apontam que as relações entre o currículo na área de espanhol e as diretrizes curriculares de LE são quase imperceptíveis, destacando-se apenas os conceitos de gêneros do discurso e variação linguística, evidenciados em ementas de disciplinas de língua espanhola. Percebe-se, então, que as discussões teóricas sobre ensinar e aprender LE, que poderiam ser propostas por diversos componentes do currículo e em todos os semestres do curso, acabam não ocorrendo, ficando condicionadas somente a duas disciplinas. Cabe, por fim, repensar o currículo da licenciatura em consonância com as diretrizes de LE de âmbito nacional, a fim de que ele esteja sintonizado com as tendências das teorias sobre a linguagem propostas nestes documentos e de que os licenciandos possam acessar e vivenciar a complexidade dos conceitos científicos ali presentes ao longo de diferentes componentes curriculares do curso de formação inicial em Letras. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo Letras, Professores Espanhol, Formação Inicial, Diretrizes Educação Básica | - |
| Título: dc.title | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL: CONEXÕES ENTRE O CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS E AS DIRETRIZES NACIONAIS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: