
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Paula Dearo dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabriela Palhano Chaves | - |
| Autor(es): dc.creator | Elisabete dos Santos Leiros Batista | - |
| Autor(es): dc.creator | Regina Urias Cabreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:18:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:18:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91614 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91614 | - |
| Descrição: dc.description | O material de apoio usado por professores em sala de aula por muitas vezes é visto como essencial para o ensino-aprendizagem dos alunos em questão. Segundo Vilaça (2009), é possível compreender que a função mais ampla do material didático é auxiliar a aprendizagem/aluno e, consequentemente, auxiliar o ensino/professor e, apesar da sua importância central no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, os materiais didáticos são foco de um número ainda pequeno de estudos e pesquisas. Para a produção do material didático, de acordo com Leffa (2016), a fase de análise compreende uma investigação atenta do público-alvo e, baseado no estudo de Fornasier, Ortale e Corria(2018), para a elaboração é importante uma coleta de materiais que possam oferecer insumo linguístico para o desenvolvimento das unidades e sequências didáticas. Seguindo essa linha teórica, o intuito do presente trabalho é discutir a sequência didática com especial foco nas modalidades de materiais didáticos e em papéis atribuídos aos mesmos no ensino da língua inglesa e sua literatura em sala de aula. Como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foram observadas e ministradas aulas na disciplina de Língua Inglesa na Escola Estadual João Turin, no primeiro semestre do ano de 2019, para uma turma de 6º ano do ensino fundamental. A prática pedagógica foi baseada em algumas estratégias empregadas na realização dos planos de aula e da elaboração da sequência didática para a prática em sala de aula. Para a realização deste trabalho, buscou-se relatar as escolhas pedagógicas feitas na realização do material didático elaborado pelas autoras, bem como a experiência de utilizá-los em sala de aula e a recepção dada pelos alunos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de língua inglesa. | - |
| Título: dc.title | A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: