
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Regina Girardi | - |
| Autor(es): dc.creator | Cadmiel Pereira Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | João dos Santos Neto | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucas Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Rafael Pacheco Pitner | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91610 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91610 | - |
| Descrição: dc.description | Durante as experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre os anos de 2018 e 2019, realizadas no Colégio Estadual Bibiana Bitencurt e Colégio Estadual Rui Barbosa, ambos em Guarapuava-PR, foram constatados episódios de preconceito racial e bullying provido pelos alunos do ensino fundamental. Diante disso, é importante frisar que cabe aos profissionais da educação que sejam feitos esclarecimentos e interferências sobre tais problemáticas, sendo tal ação amparada pela lei número 10.639/03, que prevê assuntos de inclusão e discussões sobre História e cultura Africana e Afro-brasileira. Assim, buscando maior participação, aceitação e interesse dos estudantes, foram realizadas atividades e conversas sobre o tema, sendo a principal delas a realização de um jogo de RPG (Role-Playing Game) com a temática “O Quilombo dos Palmares”. O jogo tinha como finalidade tornar a abordagem do conteúdo mais dinâmica, já que seu objetivo principal é fazer com que os participantes interpretem os papeis dos personagens da história que está sendo contada. Com a realização do jogo, observou-se que a percepção dos alunos sobre uma História unicamente eurocêntrica foi modificada, já que este RPG apresentava os negros como protagonistas da história, permitindo a assimilação e desconstrução de normas e preconceitos estabelecidos. A atividade lúdica proporcionou o desenvolvimento lógico-cognitivo e social, possibilitando interação entre os participantes e a narrativa histórica, ao haver maior identificação com o tema e os personagens. Logo, esta pesquisa parte do pressuposto de que o preconceito racial, por ser parte de uma construção histórica e social, está fortemente enraizado na estrutura da nossa sociedade. Nesse sentido, o jogo de RPG poderia ser uma alternativa para trabalhar essa temática em sala de aula, fazendo uma abordagem deste conteúdo de uma forma mais interativa, possibilitando uma reflexão por parte dos alunos, a fim de desconstruir o imaginário que se formou em relação à inferioridade dos negros. Para tal abordagem serão utilizados textos que analisam tais temáticas como: “Discriminação Racial nas Escolas: entre a lei e as práticas sociais” de Hédio Silva Jr e ainda, “O uso de jogos educacionais do tipo RPG na educação” de Anita Grando e Liane Tarouco. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | RPG | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Título: dc.title | RPG no ensino de História: uma estratégia de combate ao racismo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: