
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Daiany Gatti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:44:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:44:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91605 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91605 | - |
| Descrição: dc.description | MaiaraFranciscon Daiany Borrasca Gatti Verônica Rodrigues de Moraes 1IFPR – Campus Jacarezinho Encontra-se no ensino de química, na maioria das vezes, utilização de metodologias tradicionais que não despertam o interesse dos estudantes em aprender o conteúdo no ensino médio. Entretanto, os jogos didáticos podem se tornar uma ferramenta inovadora no processo de ensino e aprendizagem. Partindo deste princípio, buscou-se levar para a sala de aula uma metodologia diferenciada, inserindo o lúdico em forma de jogos didáticos e práticas experimentais, com a intenção de provocar o interesse e estimular os estudantes a compreenderem o estudo da química. A presente pesquisa está sendo desenvolvida com os alunos do ensino médio do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho, de faixa etária entre quinze e dezoito anos, a fim de investigar a afetividade do lúdico como prática docente. A proposta da unidade foi fundamentada em trazer teorias que possam enriquecer os conceitos de forma mais participativa e problematizadora. Cada atividade tem como objetivo incentivar os estudantes a pensarem sobre os conteúdos, potencializando a aprendizagem. O estudante não necessita realizar provas tradicionais, que partem de práticas de memorização de conceitos e o professor passa ser um mentor. As atividades abrangem várias áreas de estudo da química, como estrutura atômica, distribuição eletrônica, tabela periódica, funções orgânicas e inorgânicas, entre outros. Assim, foram aplicados jogos e/ou práticas de laboratório, referentes a cada conteúdo lecionado durante as aulas ministradas pelos residentes. Percebe-se que ao trabalhar jogos e práticas ocorre uma interação maior, onde o aluno alterna momentos sozinhos e em grupos; onde desenvolvem a cooperação, respeito, participação e o pensamento crítico, promovendo assim, uma aprendizagem significativa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | jogos. | - |
| Título: dc.title | Brincando com a Química: Uma forma lúdica de ensinar e aprender a química no ensino médio | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: