APORTE TEÓRICO PRELIMINAR SOBRE TAREFAS AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NOS COLÉGIOS ESTADUAIS BEATRIZ BIAVATTI E DOUTOR EDUARDO VIRMOND SUPLICY/PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLilian Vial-
Autor(es): dc.creatorAndrieli Zarpellon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:18:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:18:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91604-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91604-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo intitulado “APORTE TEÓRICO PRELIMINAR SOBRE TAREFAS AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NOS COLÉGIOS ESTADUAIS BEATRIZ BIAVATTI E DOUTOR EDUARDO VIRMOND SUPLICY/PR” e escrito por Lilian Maria Silva Vial e Andrieli Kauana da Rosa Zarpellon, ambas acadêmicas do 2º ano do curso de Geografia – Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão, apresenta uma breve análise reflexiva sobre as tarefas avaliativas adotadas pelos professores preceptores Fabiana Sinhoratti e José Cláudio Rech, respectivamente, representantes dos Colégios Estaduais Beatriz Biavatti e Doutor Eduardo Virmond Suplicy, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Geografia, UNIOESTE – campus Francisco Beltrão. Este trabalho partiu do interesse das autoras, a partir das observações do trabalho pedagógico executado nos colégios acima nominados e tem por objetivo geral entender as tarefas avaliativas utilizadas pelos professores. Ao longo do trabalho definimos como principal aporte teórico Haydt (1998) e Libâneo (1994), embasando, essencialmente, os tipos de avaliação, relacionando estes, com os instrumentos avaliativos dos docentes, contemplando, assim, a ação investigativa do artigo. Em seguida, apresentam-se os colégios, os professores e suas reais tarefas avaliativas (contextualização investigativa), bem como os resultados desta altercação, além de como tais instrumentos avaliativos se enquadram nas seguintes tipologias: verificação, qualificação e apreciação qualitativa (LIBÂNEO, 1994). Ao fim desta breve análise, as autoras puderam constatar que o uso de tecnologias na avaliação pode se mostrar um modelo muito tradicional, já que o professor não varia na hora de avaliar, e que, para uma avaliação mais justa e que contemple as múltiplas inteligências individuais (GARDNER, 1995), é necessário que os instrumentos avaliativos sejam variados, para que os alunos possam demonstrar seu conhecimento de forma mais democrática. Todavia, foi constatado que o uso das tecnologias facilitam o interesse dos alunos, demonstrando também, o aspecto positivo dessas ferramentas. Trata-se de uma produção acadêmica, entretanto, apresenta-se de forma breve e inicial (considerações preliminares). Ademais, contou com a orientação do Professor Doutor Fernando Frederico Bernardes, colaborador da coordenação do subprojeto Geografia da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão/PR.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectavaliação-
Palavras-chave: dc.subjectgeografia-
Palavras-chave: dc.subjectmetodologias avaliativas.-
Título: dc.titleAPORTE TEÓRICO PRELIMINAR SOBRE TAREFAS AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NOS COLÉGIOS ESTADUAIS BEATRIZ BIAVATTI E DOUTOR EDUARDO VIRMOND SUPLICY/PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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