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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lilian Vial | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrieli Zarpellon | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91604 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91604 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo intitulado “APORTE TEÓRICO PRELIMINAR SOBRE TAREFAS AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NOS COLÉGIOS ESTADUAIS BEATRIZ BIAVATTI E DOUTOR EDUARDO VIRMOND SUPLICY/PR” e escrito por Lilian Maria Silva Vial e Andrieli Kauana da Rosa Zarpellon, ambas acadêmicas do 2º ano do curso de Geografia – Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Francisco Beltrão, apresenta uma breve análise reflexiva sobre as tarefas avaliativas adotadas pelos professores preceptores Fabiana Sinhoratti e José Cláudio Rech, respectivamente, representantes dos Colégios Estaduais Beatriz Biavatti e Doutor Eduardo Virmond Suplicy, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Geografia, UNIOESTE – campus Francisco Beltrão. Este trabalho partiu do interesse das autoras, a partir das observações do trabalho pedagógico executado nos colégios acima nominados e tem por objetivo geral entender as tarefas avaliativas utilizadas pelos professores. Ao longo do trabalho definimos como principal aporte teórico Haydt (1998) e Libâneo (1994), embasando, essencialmente, os tipos de avaliação, relacionando estes, com os instrumentos avaliativos dos docentes, contemplando, assim, a ação investigativa do artigo. Em seguida, apresentam-se os colégios, os professores e suas reais tarefas avaliativas (contextualização investigativa), bem como os resultados desta altercação, além de como tais instrumentos avaliativos se enquadram nas seguintes tipologias: verificação, qualificação e apreciação qualitativa (LIBÂNEO, 1994). Ao fim desta breve análise, as autoras puderam constatar que o uso de tecnologias na avaliação pode se mostrar um modelo muito tradicional, já que o professor não varia na hora de avaliar, e que, para uma avaliação mais justa e que contemple as múltiplas inteligências individuais (GARDNER, 1995), é necessário que os instrumentos avaliativos sejam variados, para que os alunos possam demonstrar seu conhecimento de forma mais democrática. Todavia, foi constatado que o uso das tecnologias facilitam o interesse dos alunos, demonstrando também, o aspecto positivo dessas ferramentas. Trata-se de uma produção acadêmica, entretanto, apresenta-se de forma breve e inicial (considerações preliminares). Ademais, contou com a orientação do Professor Doutor Fernando Frederico Bernardes, colaborador da coordenação do subprojeto Geografia da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão/PR. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | metodologias avaliativas. | - |
| Título: dc.title | APORTE TEÓRICO PRELIMINAR SOBRE TAREFAS AVALIATIVAS: UM ESTUDO DE CASO NOS COLÉGIOS ESTADUAIS BEATRIZ BIAVATTI E DOUTOR EDUARDO VIRMOND SUPLICY/PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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