
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Centro Universitário Internacional – UNINTER | - |
| Autor(es): dc.creator | GABRIELE PILLETTI ANDRADE | - |
| Autor(es): dc.creator | MARCOS RODRIGUES VELASQUE | - |
| Autor(es): dc.creator | CLAUDEIZA LABES MATUNAGA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:32:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:32:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91603 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91603 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa a fim de compreender o processo de ensino e aprendizagem dos profissionais da educação a distância, utilizou de entrevistas com tutores de diferentes áreas, para destacar a importância de sua atuação, analisando as atribuições na aderência a área de atuação, tempo de experiência e compreendimento sobre a formação do profissional tanto EAD como presencial. O que sugere determinadas habilidades, que serão fundamentais para o domínio dos procedimentos dentro da tutoria, realizando de forma ágil e na reformulação das estratégias, para fortalecer o vínculo tutor-aluno. Como a metodologia utilizada foi através de entrevistas, pois como cita Lakatos e Marconi (2005, p. 197), é um procedimento utilizado na investigação social, trazendo informações substanciais para averiguar sua formação. Dos entrevistados a maioria se integra na faixa etária de 20 a 40 anos, demonstrando a possibilidade de uma melhor formação, porém quando analisado a aderência na área de atuação e suas experiências, demonstra como é uma atividade recente, no qual, os tutores estão em fase de especialização e não tiveram mais de 10 anos atuando como tutor na educação à distância. Mostrando a dificuldade que enfrentam ao trabalhar com os alunos através do ambiente virtual, devido à falta de preparo tanto do professor como do aluno. Como cita Bento et al (2017, p. 25), o tutor é considerado o principal elo entre o aluno e a disciplina e, por este motivo, a interação é de extrema importância para a construção do conhecimento e para a autonomia do aluno. Os trabalhos que realizam na tutoria nem sempre são direcionados especificamente para sua área de formação, podendo responder dúvidas de alunos, atendimento ao polo, atendimento a coordenadores que não são respectivamente de suas áreas. O que torna essa troca de conhecimento mais difícil e cansativa, visto que, é o tutor que acompanha e orienta os estudantes. O que traz um olhar atento a sua formação e as suas experiências, como cita Chaquime e Mill (2016, p. 121) sendo assim, é possível dizer que a noção de desenvolvimento profissional, no contexto educacional da atualidade, liga-se às concepções de formação permanente, formação contínua, formação em serviço e aprendizagem ao longo da vida. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tutor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação à Distância. | - |
| Título: dc.title | ANÁLISE DA FORMAÇÃO E DO PAPEL DO PROFESSOR TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: