ANÁLISE DA FORMAÇÃO E DO PAPEL DO PROFESSOR TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCentro Universitário Internacional – UNINTER-
Autor(es): dc.creatorGABRIELE PILLETTI ANDRADE-
Autor(es): dc.creatorMARCOS RODRIGUES VELASQUE-
Autor(es): dc.creatorCLAUDEIZA LABES MATUNAGA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:32:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:32:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91603-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91603-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa a fim de compreender o processo de ensino e aprendizagem dos profissionais da educação a distância, utilizou de entrevistas com tutores de diferentes áreas, para destacar a importância de sua atuação, analisando as atribuições na aderência a área de atuação, tempo de experiência e compreendimento sobre a formação do profissional tanto EAD como presencial. O que sugere determinadas habilidades, que serão fundamentais para o domínio dos procedimentos dentro da tutoria, realizando de forma ágil e na reformulação das estratégias, para fortalecer o vínculo tutor-aluno. Como a metodologia utilizada foi através de entrevistas, pois como cita Lakatos e Marconi (2005, p. 197), é um procedimento utilizado na investigação social, trazendo informações substanciais para averiguar sua formação. Dos entrevistados a maioria se integra na faixa etária de 20 a 40 anos, demonstrando a possibilidade de uma melhor formação, porém quando analisado a aderência na área de atuação e suas experiências, demonstra como é uma atividade recente, no qual, os tutores estão em fase de especialização e não tiveram mais de 10 anos atuando como tutor na educação à distância. Mostrando a dificuldade que enfrentam ao trabalhar com os alunos através do ambiente virtual, devido à falta de preparo tanto do professor como do aluno. Como cita Bento et al (2017, p. 25), o tutor é considerado o principal elo entre o aluno e a disciplina e, por este motivo, a interação é de extrema importância para a construção do conhecimento e para a autonomia do aluno. Os trabalhos que realizam na tutoria nem sempre são direcionados especificamente para sua área de formação, podendo responder dúvidas de alunos, atendimento ao polo, atendimento a coordenadores que não são respectivamente de suas áreas. O que torna essa troca de conhecimento mais difícil e cansativa, visto que, é o tutor que acompanha e orienta os estudantes. O que traz um olhar atento a sua formação e as suas experiências, como cita Chaquime e Mill (2016, p. 121) sendo assim, é possível dizer que a noção de desenvolvimento profissional, no contexto educacional da atualidade, liga-se às concepções de formação permanente, formação contínua, formação em serviço e aprendizagem ao longo da vida.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectTutor-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação à Distância.-
Título: dc.titleANÁLISE DA FORMAÇÃO E DO PAPEL DO PROFESSOR TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.