CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO RECEPCIONAL PARA O ENSINO DE LITERATURA E AS EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPriscila Vaz Mendes Carneiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:17:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:17:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91602-
Descrição: dc.descriptionPriscila Vaz Mendes Carneiro, Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol e respectivas literaturas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, pvmc10@yahoo.com.br Residência Pedagógica CAPES Resumo Este trabalho aborda o método recepcional para o ensino de literatura baseado na Estética da Recepção proposta por Jauss e Iser, sistematizado por Bordini e Aguiar (1993) e nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná de Língua Portuguesa para Educação Básica (2008) e relaciona as experiências no Residência Pedagógica. Neste método de ensino de literatura a interação entre o leitor e texto literário figura como o foco da abordagem. O objetivo geral é apresentar o método recepcional proposto por Jauss e Iser para o ensino de literatura e os objetivos específicos estudar criticamente o método recepcional no processo pedagógico sistematizado por Bordini e Aguiar, evidenciar a recomendação da utilização do método recepcional de Jauss e Iser para o ensino de literatura contido nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná de Língua Portuguesa para Educação Básica e apresentar relatos de experiências do Residência Pedagógica. Justifica-se a temática diante da relevância social da formação de leitores críticos e a formação dos professores de literatura. Diante deste contexto a problemática funda-se em responder quais são as contribuições que o referido método recepcional para o ensino de literatura pode trazer efetivamente para os alunos no processo de ensino aprendizagem e as contribuições do Residência Pedagógica para a formação de docentes. Assim esta pesquisa é de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica. Palavras-chave: ensino; leitura; método recepcional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectensino-
Palavras-chave: dc.subjectleitura-
Palavras-chave: dc.subjectmétodo recepcional-
Título: dc.titleCONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO RECEPCIONAL PARA O ENSINO DE LITERATURA E AS EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.