
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Priscila Vaz Mendes Carneiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91602 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91602 | - |
| Descrição: dc.description | Priscila Vaz Mendes Carneiro, Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol e respectivas literaturas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, pvmc10@yahoo.com.br Residência Pedagógica CAPES Resumo Este trabalho aborda o método recepcional para o ensino de literatura baseado na Estética da Recepção proposta por Jauss e Iser, sistematizado por Bordini e Aguiar (1993) e nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná de Língua Portuguesa para Educação Básica (2008) e relaciona as experiências no Residência Pedagógica. Neste método de ensino de literatura a interação entre o leitor e texto literário figura como o foco da abordagem. O objetivo geral é apresentar o método recepcional proposto por Jauss e Iser para o ensino de literatura e os objetivos específicos estudar criticamente o método recepcional no processo pedagógico sistematizado por Bordini e Aguiar, evidenciar a recomendação da utilização do método recepcional de Jauss e Iser para o ensino de literatura contido nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná de Língua Portuguesa para Educação Básica e apresentar relatos de experiências do Residência Pedagógica. Justifica-se a temática diante da relevância social da formação de leitores críticos e a formação dos professores de literatura. Diante deste contexto a problemática funda-se em responder quais são as contribuições que o referido método recepcional para o ensino de literatura pode trazer efetivamente para os alunos no processo de ensino aprendizagem e as contribuições do Residência Pedagógica para a formação de docentes. Assim esta pesquisa é de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica. Palavras-chave: ensino; leitura; método recepcional. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | método recepcional | - |
| Título: dc.title | CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO RECEPCIONAL PARA O ENSINO DE LITERATURA E AS EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: