INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: EM BUSCA DE PRÁTICAS E CONCEPÇÕES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLeno Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:25:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:25:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91599-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91599-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa apresentada compõe uma prática investigativa proposta na componente curricular de Organização do Trabalho Pedagógico na Escola, ofertada pelo curso de Licenciatura em Química da Unipampa - campus Bagé. Investigam-se práticas e concepções de interdisciplinaridade dentro do contexto escolar, principalmente na organização pedagógica entre docentes de diferentes áreas de conhecimento. A pesquisa, no cenário educacional, justifica-se pela necessidade de contemplar a discussão sobre interdisciplinaridade no sentido de aproximar o indivíduo de sua realidade, permitindo a ele uma visão mais crítico-reflexiva de mundo, bem como a resolução de situações-problemas encontradas no cotidiano e que não se satisfazem apenas com estudos específicos de disciplinas e conhecimentos fragmentados. Pretende-se pesquisar se há ocorrência de práticas interdisciplinares e de que forma elas acontecem, a partir da realidade de uma escola de ensino médio da cidade de Bagé. Além disso, busca-se compreender como os professores lidam com isso, quais as facilidades e obstáculos enfrentados cotidianamente. A pesquisa, de cunho exploratório possui uma metodologia que se divide em 4 momentos: 1) estudo bibliográfico; 2) visita à escola para solicitar autorização para a realização da pesquisa e coleta de dados com os docentes através da aplicação dos questionários e algumas entrevistas; 3) análise do conteúdo e resultados obtidos; 4) socialização do trabalho em eventos. O trabalho teve início em 2018/1, no mês de março e foi realizado até julho do corrente ano. Espera-se com este trabalho qualificar a formação inicial dos autores e promover a discussão sobre a temática investigada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade, Química, Ensino de Ciências Naturais e Humanas, Docentes-
Título: dc.titleINTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: EM BUSCA DE PRÁTICAS E CONCEPÇÕES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.