
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Leno Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91599 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91599 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa apresentada compõe uma prática investigativa proposta na componente curricular de Organização do Trabalho Pedagógico na Escola, ofertada pelo curso de Licenciatura em Química da Unipampa - campus Bagé. Investigam-se práticas e concepções de interdisciplinaridade dentro do contexto escolar, principalmente na organização pedagógica entre docentes de diferentes áreas de conhecimento. A pesquisa, no cenário educacional, justifica-se pela necessidade de contemplar a discussão sobre interdisciplinaridade no sentido de aproximar o indivíduo de sua realidade, permitindo a ele uma visão mais crítico-reflexiva de mundo, bem como a resolução de situações-problemas encontradas no cotidiano e que não se satisfazem apenas com estudos específicos de disciplinas e conhecimentos fragmentados. Pretende-se pesquisar se há ocorrência de práticas interdisciplinares e de que forma elas acontecem, a partir da realidade de uma escola de ensino médio da cidade de Bagé. Além disso, busca-se compreender como os professores lidam com isso, quais as facilidades e obstáculos enfrentados cotidianamente. A pesquisa, de cunho exploratório possui uma metodologia que se divide em 4 momentos: 1) estudo bibliográfico; 2) visita à escola para solicitar autorização para a realização da pesquisa e coleta de dados com os docentes através da aplicação dos questionários e algumas entrevistas; 3) análise do conteúdo e resultados obtidos; 4) socialização do trabalho em eventos. O trabalho teve início em 2018/1, no mês de março e foi realizado até julho do corrente ano. Espera-se com este trabalho qualificar a formação inicial dos autores e promover a discussão sobre a temática investigada. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade, Química, Ensino de Ciências Naturais e Humanas, Docentes | - |
| Título: dc.title | INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: EM BUSCA DE PRÁTICAS E CONCEPÇÕES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: