
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Giovana Leandro | - |
| Autor(es): dc.creator | Vitor Hugo Alexandrino Fávaro | - |
| Autor(es): dc.creator | Erika Nunes | - |
| Autor(es): dc.creator | Gustavo Anselmo | - |
| Autor(es): dc.creator | Caroline Portela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:50:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:50:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91598 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91598 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho trata de uma intervenção realizada em turmas do segundo ano do ensino médio no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, no município de Paranaguá, Paraná, referente aos assuntos de calorimetria e isolante térmico. Esta atividade foi desenvolvida pelos licenciandos em Física e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no campus Paranaguá, baseando-se no ensino por investigação (CARVALHO, 2013). Dessa forma, em uma proposta investigativa é importante existir conexões entre as etapas de ensino, para que o professor identifique as principais dificuldades dos alunos, desta forma o conhecimento prévio dos mesmos é valorizado, surgindo a possibilidade de elaborar uma mediação favorável e fundamental para a interação em sala de aula. (SASSERON, 2015). A partir da Sequência de Ensino por Investigação (SEI), a intervenção foi dividida em três aulas, sendo a primeira para a revisão de conteúdos, a segunda para a realização dos experimentos demonstrativos e a terceira para aplicação de uma atividade avaliativa. Neste trabalho, serão apresentados resultados relativos às atividades experimentais desenvolvidas no segundo encontro com os estudantes. Buscando a participação e as hipóteses baseadas nos conhecimentos prévios dos estudantes, seja pela revisão dada anteriormente ou pelo próprio senso comum, distribuiu-se um questionário antes das demonstrações investigativas e foram levantadas questões orais durante as atividades experimentais. O questionário A partir das respostas fornecidas pelos alunos, os bolsistas promoveram discussões acerca dos conceitos relacionados aos experimentos, onde os estudantes analisaram as situações propostas nos questionários e formularam hipóteses e explicações a respeito dos conteúdos abordados. Percebe-se que os alunos ainda utilizam muitas ideias do senso comum e muitas vezes não utilizam uma linguagem científica apropriada, o que indica a necessidade de uma revisão mais aprofundada acerca desse assunto. Também foi possível perceber a importância dos questionamentos orais durante as demonstrações experimentais, pois favorecem a participação dos alunos nas discussões, formulando hipóteses, expondo dúvidas e até propondo situações alternativas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Calorimetria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física. | - |
| Título: dc.title | CONCEITOS DE TERMODINÂMICA EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA: RELATO DE UMA PROPOSTA NO ENSINO MÉDIO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: