
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Viviane Grimm | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:22:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91595 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91595 | - |
| Descrição: dc.description | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) tem recebido acentuado destaque na área de formação inicial e continuada de professores no Brasil desde a sua criação em 2009. Dada a abrangência, relevância e capilarização que teve até o ano de 2017 nos cursos de licenciatura de instituições públicas e privadas brasileiras, também passou a ser um tema recorrente em publicações científicas, sobretudo, no campo de pesquisa em Educação e Ensino, sendo abordado em teses, dissertações e artigos. Neste estudo realizou-se uma metapesquisa de artigos que versam sobre o PIBID, disponíveis na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO). Optou-se por utilizar este portal de revistas pelo fato de disponibilizarem em seu acervo uma coleção selecionada e qualificada de periódicos científicos brasileiros, classificados segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como A1 e A2. O corpus empírico da pesquisa é composto de 38 artigos publicados entre os anos de 2012 e 2018, que foram localizados na SciELO. Partindo da análise de conteúdo, buscou-se refletir sobre as inovações pedagógicas na educação básica e no ensino superior possibilitadas a partir do PIBID e destacadas nos artigos analisados, bem como as contribuições e desafios desta política para a formação docente. Diante dos desafios encontrados no cenário educacional atual, as pesquisas dos últimos anos indicam caminhos a serem percorridos no âmbito da formação de professores no país, sobretudo no que se refere a recontextualização desta política no contexto da formação e nas escolas de educação básica. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revisão de literatura. | - |
| Título: dc.title | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em periódicos qualificados: inovações pedagógicas, contribuições e desafios para formação docente | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: