
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Julia Brondani | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91591 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91591 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência permitida por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo que o objetivo, é promover a integração entre educação superior e educação básica das escolas estaduais e municipais. O intuito do programa é melhorar o ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Visto que, busca enaltecer a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, fornecendo aos estudantes experiencias do cotidiano das escolas de rede pública de educação. Sendo assim, a intenção deste trabalho, devido a experiencia fornecida pelo PIBID, é fornecer caminhos que possibilitam o desenvolvimento de crianças público-alvo da educação especial no período de adaptação tardia. É lícito ressaltar alguns aspectos importantes para o período de adaptação da criança na escola, esta que, não se inseriu no tempo adequado, sendo eles: o ensino colaborativo, a realidade escolar e a avaliação desses alunos. É necessário uma troca de conhecimento entre o professor da sala comum e o docente da educação especial, ou seja, profissionais que conhecem os estudantes em diferentes modalidades de ensino, onde acontece diferentes interações sociais, fato esse que classifica a pratica do ensino colaborativo como uma ferramenta para a melhoria no planejamento de ensino dos alunos, em uma perspectiva de aperfeiçoamento do processo ensino- aprendizado. É interessante refletirmos sobre a realidades que as escolas se encontram para receberem esses alunos, esses que na sua maioria necessitam de um monitor, função essa que nem sempre é ofertada pelo governo e que muitas vezes professores da escola aderem e isso acaba abalando a relação professor e aluno. É válido afirmar que a avaliação no campo da educação especial e os dados coletados por ela vai dar um suporte essencial aos profissionais da educação para melhor atender os alunos e oportuniza-los o melhor processo de ensino-aprenizagem possível. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Título: dc.title | ADAPATAÇÃO TARDIA DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: A IMPORTÂNCIA DO PIBID E A ABERTURA DE CAMINHOS QUE POSSIBILITAM A EFICACIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: