
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Elisa Leal dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Tamires de Sousa Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Guilherme Schmitke | - |
| Autor(es): dc.creator | Marilei Mendes Sandri | - |
| Autor(es): dc.creator | Adriana Tozetto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:23:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:23:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91590 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91590 | - |
| Descrição: dc.description | A Tabela Periódica é um dos conteúdos da disciplina de Química abordados no Ensino Médio, de grande importância para a construção do conhecimento químico por parte dos alunos, pois permeia muitos outros conteúdos da disciplina. Para uma aprendizagem significativa as concepções prévias do aprendiz são um quesito de grande influência e que devem ser trabalhadas, de forma a colaborar com a aquisição de novas compreensões. Desta forma, o presente trabalho apresenta uma análise das ideias prévias de 24 alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio de um colégio público do município de Ponta Grossa-PR sobre Tabela Periódica, a fim de nortear a elaboração de um projeto a ser aplicado na mesma turma, e que visa a aprendizagem significativa de tal conteúdo. Para coleta de dados realizou-se a aplicação de um questionário na turma analisada. Para análise dos dados, fez-se uso da metodologia de Análise Textual Discursiva, seguindo assim suas etapas para categorização e análise das ideias. Através da análise foi possível perceber o quanto os alunos se prendem ao nível representacional do conhecimento químico desse tema, bem como possuem uma visão da Tabela Periódica como um material de consulta. Por outro lado, muitos demonstram acreditar que a tabela auxilia na compreensão de fatos do cotidiano, contextualizando esse conteúdo. Além disso, os alunos demonstram conhecer a importância do papel da pesquisa científica na construção da tabela, e de como a descoberta dos elementos químicos e a elaboração da Tabela Periódica caminharam juntos e foram mutuamente importantes. Saber quais são as concepções prévias da turma a respeito da Tabela Periódica foi de grande contribuição para a elaboração de um projeto que está sendo aplicado na mesma, pois elas indicam vários pontos que devem ser levados em conta na abordagem do tema, de modo a possibilitar a turma uma aprendizagem significativa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concepções prévias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tabela Periódica. | - |
| Título: dc.title | ANÁLISE DAS IDEIAS PRÉVIAS DE ALUNOS SOBRE TABELA PERIÓDICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: