
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jacqueline Cherobin Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Carolyne Dornelles Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91586 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91586 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva a discussão sobre o ensino do tema “Preconceito Linguístico” na escola. O preconceito linguístico é o desrespeito às variedades linguísticas manifestadas pelo indivíduo e apresenta como uma das causas a confusão histórica entre língua e gramática normativa (BAGNO, 1999). A discussão sobre esse tema tem pouca visibilidade nas mídias e redes sociais em comparação a outros tipos de preconceitos, sendo um problema bastante presente na sociedade brasileira por implicar em estigmatização de determinados grupos sociais em razão de sua forma de falar. Sendo assim, torna-se imprescindível aos mediadores da educação a apresentação e discussão do tema com os alunos. Apesar de o assunto relacionado constar na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018, p.83), o preconceito linguístico tem sido pouco abordado ou até mesmo negligenciado em planos de aulas do professor ou em material didático. O presente projeto, portanto, busca formas diferentes e alternativas para a abordagem do tema “preconceito linguístico” na sala de aula, assim como os desafios e barreiras acerca do assunto. Essa discussão será baseada em experiências de regências ministradas pelas bolsistas Carolyne Dornelles Melo e Jacqueline Cherobin Martins do Pibid Letras-Português da Universidade Federal do Paraná, em três turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual do Paraná, localizado na cidade de Curitiba (PR). Nas intervenções, os conceitos de língua, variantes linguísticas, gramática normativa e as implicações sociais que geram o preconceito linguístico serão abordadas. Assim como as metodologias utilizadas na sala de aula para o ensino do tema e a utilização de textos e recursos audiovisuais. Além disso, também serão expostas as atividades desenvolvidas pelos alunos a partir da regência ministrada. A metodologia para a formulação do projeto baseou-se na discussão, leituras e pesquisa bibliográfica do assunto proposto. Sendo um projeto em andamento, ainda não há resultados concretos. Assim, considera-se a relevância do tema face às implicações sociais e educacionais que a abordagem do preconceito linguístico possui. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pibid | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento Linguístico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preconceito Linguístico | - |
| Título: dc.title | Preconceito Linguístico na escola: ensino e desafios | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: