
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nei Noronha | - |
| Autor(es): dc.creator | Bianca Calixto | - |
| Autor(es): dc.creator | Rafaela Borges | - |
| Autor(es): dc.creator | Ailton Dinardi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91585 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91585 | - |
| Descrição: dc.description | Com o propósito de melhorar a formação docente o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oferece aos alunos das licenciaturas um espaço de inserção nas escolas públicas e de vínculo com seus alunos, proporcionando aos discentes vivenciar o cotidiano destas escolas, com oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Este resumo objetiva registrar a vivência dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana em uma escola pública estadual. A inserção no PIBID ocorreu a partir de agosto de 2018 e como ingressantes, projetamos um cenário, uma realidade pré-julgada como sendo violenta e opressora, como um local não receptivo. Mas assim que colocamos os pés na escola, fomos inseridos, acolhidos e podemos dizer que fomos de certa forma, livres de toda armadura que criamos. A maneira como fomos recebidos pela equipe diretiva, pelos funcionários, professores e principalmente pelos alunos só serviu para que a cada dia desse projeto, nossa vontade de conhecer mais sobre a realidade da sala de aula aumentasse. Em nossos primeiros meses fomos conhecendo a realidade da escola, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a comunidade escolar. Através da leitura e discussão deste documento, se observou que o PPP estava desatualizado. Se organizou os resultados desta discussão em um relatório que foi entregue a equipe diretiva. Nestas discussões se tomou conhecimento que a escola não possuía um dossiê sócio antropológico e que estas informações deveriam fazer parte do PPP, pois como afirma Veiga (2004, p. 18) “o ensino exige a apreensão da realidade. Não se pensa o ensino desconectado de um contexto social mais amplo”. Se organizou um instrumento de coleta de dados e através de entrevistas, procurou se conhecer os alunos da escola, professores, funcionários e comunidade escolar. Foi nítida nossa preocupação por ter de sair da escola e entrevistar a comunidade, pois esta situa-se em um local de periferia, e mais uma vez, surgiu as nossas inseguranças. Mas ao se lançar nesta experiência pudemos notar que estávamos sendo influenciados pelos boatos, pois a cada quadra que avançávamos com a pesquisa, éramos surpreendidos com a simpatia dos moradores que nos recebiam da melhor forma possível, desconstruindo cenários previamente projetados. Após a coleta e análise dos dados coletados, encerramos nossas primeiras atividades do ano, com uma apresentação reunindo toda a equipe diretiva e professores da escola, apresentando os dados que obtivemos através da nossa pesquisa e mencionando a importância deste material para a realização de um novo PPP que apresente a realidade da escola, norteando suas ações e seus projetos. Como bolsistas do PIBID acreditamos que concluímos com êxito as atividades propostas, que quebramos barreiras e paradigmas impostos pela sociedade, que desconstruímos conceitos e pré-julgamentos criados por nós mesmos e o mais importante, criamos um vínculo especial com os alunos, professores e com a comunidade, saindo renovados pelo processo e pela experiência vivida. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | desconstrução | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação. | - |
| Título: dc.title | VIVÊNCIAS DOS PIBIDIANOS: UM OLHAR, UM FAZER E UMA NOVA PERCEPÇÃO DE CENÁRIOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: