
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Suzana Vieira Macedo | - |
| Autor(es): dc.creator | Amanda Bettega | - |
| Autor(es): dc.creator | Maria da Silva Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:51:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:51:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91583 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91583 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa se insere no Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação, Sociedade e Política (GHESP-Cnpq), o presente trabalho problematiza a formação inicial de professores a partir da educação em Museus. Tem por objetivo investigar a perspectiva da ação docente com o trabalho de visitas em museus no sentido de resgatar o trabalho pedagógico no que se refere a preservação da memória cultural e patrimonial. Concordamos com Seabra (2012), quando expõem a importância da dimensão de pesquisas docentes em museus, o conhecimento produzido pelos visitantes de museus é um ponto de partida para a reflexão sobre os sentidos das práticas culturais que perpassam museus e escolas. Outra dimensão da pesquisa é a ampliação das reflexões teóricas e metodológicas sobre as competências culturais, ou a formação histórica, em especial suas dimensões estéticas e políticas desencadeadas a partir das visitas. O problema da pesquisa visa possibilitar o efetivo trabalho docente com visitas técnicas em museus considerando, estas visitas técnicas como estratégias pedagógicas para o debate da preservação cultural de uma sociedade, dos usos da memória e da importância da construção histórica. Ovigli et al (2010) destaca a importância dos museus de ciências no processo educativo, o autor cita Chagas (1993) que ressalta o quanto é significativo aos futuros professores terem formação para atuar no intercâmbio entre o espaço escolar e o extraescolar. É necessário desenvolver nos professores habilidades para utilizar e explorar os recursos do museu visando à melhoria da formação científica de seus alunos. Neste sentido essa formação pode ser oferecida durante os cursos de formação docente em sua fase inicial ou, ainda, em cursos de formação continuada Utilizamos a pesquisa de campo e a pesquisa documental e bibliográfica, de modo a observar a prática da sala de aula e o cotidiano empírico do espaço escolar, e o quanto significativo podem ser as visitas em museus. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Palavras-chave: Museu | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Holocausto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curitiba | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória; | - |
| Título: dc.title | O PAPEL DO MUSEU DO HOLOCAUSTO DE CURITIBA COMO IMERSÃO HISTÓRICA AOS EDUCANDOS E EDUCADORES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: