
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sara Cordeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:57:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:57:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91582 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91582 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo compõe reflexões acerca de uma auto análise das práticas vivenciadas por nós graduandas do curso de Pedagogia, em atuação docente na disciplina curricular de Matemática, direcionada a uma turma de 5º ano - anos iniciais, de uma escola municipal pública. As práticas realizadas integram atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal do Paraná. O Programa permite que professores promovam projetos para inserção de alunos da graduação em licenciatura e, inserção de professores atuantes no ensino básico da rede pública procedendo como supervisores dos bolsistas nas escolas. A realização de nossas práticas na Escola Municipal X, ocorreu entre os anos de 2016 e 2017 durante as aulas de Matemática sob o tema da Sustentabilidade, pela perspectiva da Pedagogia de Projetos. No decorrer da sequência didática, a principal perspectiva metodológica utilizada foi a de resolução de situações-problema, que em conformidade com Smole, Diniz e Cândido (2000), são atividades básicas que exigem interpretação e que possibilitam o desenvolvimento de noções matemáticas. Durante os estudos, planejamentos, reuniões e práticas com as turmas de 5º anos, identificamos algumas questões que nortearam o presente artigo. Dentre elas, a dificuldade de compreensão que as crianças têm sobre a linguagem própria da matemática e a carência na interpretação textual de resoluções de problemas. No decorrer da atividades realizadas pelos alunos, verificou-se que, não estavam tendo dificuldades em lidar com os logaritmos da matemática, e sim, na interpretação do enunciado das questões, demonstrando dificuldade de relacionar a linguagem textual com a operação matemática que cada situação propunha. Resolvemos então revisitar a teoria e repensar as nossas práticas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SITUAÇÕES PROBLEMAS | - |
| Título: dc.title | RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA: POLYA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: