
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gabriel da Fonseca Gazal | - |
| Autor(es): dc.creator | Rafael Martins Duarte | - |
| Autor(es): dc.creator | Rebeca Nunes da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Shakira Porciuncula Salasar | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosangela Spironello | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:13:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:13:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91581 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91581 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho é uma síntese de uma atividade realizada pelo PIBID de Geografia da Universidade Federal de Pelotas, que teve como proposta, demonstrar o uso de mapas mentais como ferramenta metodológica para uma ressignificação do espaço vivido pelos alunos, os fazendo experimentar e repensar seu trajeto pela cidade. Esta atividade foi desenvolvida com alunos do segundo semestre do curso de licenciatura em Geografia. Como reflexo, pode-se perceber que o uso desta ferramenta é de extrema importância para o auxilio para a reflexão do lugar, e de como pode ser abordado o cotidiano neste contexto. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento Geográfico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaço Geográfico. | - |
| Título: dc.title | MAPA MENTAL: RESSIGNIFICAR O CONTEÚDO CARTOGRÁFICO A PARTIR DO COTIDIANO. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: