
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Alena Jahn | - |
| Autor(es): dc.creator | Isabela Giacomini | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Sanches | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:51:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:51:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91580 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91580 | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo objetivamos apresentar o relato de experiência enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do núcleo Multidisciplinar/Letras/Língua Inglesa, atuante em uma escola estadual de Joinville. Entre as intervenções executadas, um dos subprojetos do qual obtivemos bons resultados foi o Cooking Class, aplicado a quatro turmas de 1º ano do Ensino Médio Inovador, entre abril e junho de 2019. O objetivo geral do projeto foi o de promover a inserção dos estudantes na Língua Inglesa através da abordagem comunicativa, proposta por autores como Uphoff (2008), Portela (2006) e Zakime (2018) e a partir de uma prática que fizesse parte de seus cotidianos e do uso da língua de forma contextualizada. Por isso, houve a preocupação em envolver os estudantes em situações que a língua ultrapassasse as barreiras da sala de aula e da escola, como McKay (2002) e Brown (2000) defendem. Assim, nos unimos aos demais bolsistas para formular e aplicar uma sequência didática e um vídeo piloto nas referidas turmas, propondo que os alunos gravassem seus próprios programas culinários, praticando a habilidade oral. O Cooking Class foi uma atividade diferenciada e muito significativa à aprendizagem, que ocorreu em uma via de mão-dupla: os estudantes praticaram o idioma e nós experienciamos a sala de aula enquanto docentes, complementando a formação que recebemos na universidade em uma situação concreta e com potencial aplicação em outros momentos de nossas vidas profissionais. Desse modo, pretendemos explanar os teóricos fundantes, as fases de realização do subprojeto, nossas experiências e observações e os resultados obtidos em relação ao aprendizado dos alunos, que inicialmente se mostraram resistentes sob a justificativa de não saberem inglês, mas que desenvolveram eficientemente o projeto apesar das dificuldades. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Comunicativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Complementar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua Inglesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID. | - |
| Título: dc.title | IMERSÃO NA LÍNGUA INGLESA PELO SUBPROJETO COOKING CLASS DO PIBID: DO “EU NÃO SEI FALAR INGLÊS” AO “EU CONSEGUI” | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: