
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual de Ponta Grossa | - |
| Autor(es): dc.creator | Thiago Savio Ingles da Luz | - |
| Autor(es): dc.creator | Victor Magalhães Iurk | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalo Cassins Moreira do Carmo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91579 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91579 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo apresenta a forma com que o conteúdo luta foi desenvolvido na Educação Física, em especial, a esgrima, modalidade pouco desenvolvida nas instituições de educação básica. Para isso, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – Educação Física) auxiliaram nas etapas do ensino da esgrima, a saber: uma aula expositiva sobre a modalidade, outra para confecção dos equipamentos com a utilização de materiais recicláveis e por último, a sua prática. Portanto, objetivou-se apresentar a luta como um conteúdo estruturante da Educação Física, como sugere a Base Nacional Comum Curricular e promover a sua prática. Além disso, buscou-se a inclusão de dois alunos com deficiência (um autista e outro com paralisia cerebral), que tinham dificuldades na realização de práticas de aulas tradicionais como futsal, basquete, vôlei e handebol, no que diz respeito a interação com os demais colegas, que os isolavam. Os resultados obtidos foram positivos pois observou-se a participação satisfatória e integral dos alunos durante o desenvolvimento prático da esgrima, uma modalidade individual, em comparação com as aulas de modalidades coletivas e tradicionais, observando especificamente o relacionamento deles com os demais colegas. Fato que levou a reflexão de maneiras que as modalidades individuais podem ser trabalhadas nas aulas de Educação Física, na prática, como uma forma de inclusão social, já que as coletivas muitas vezes levam ao isolamento dos deficientes por falta de orientação dos profissionais, aos alunos, sobre as diferenças e a própria dinâmica envolvida na atividade. Assim, refletir sobre esse assunto é de suma importância para enfrentar os desafios da não segregação social, fato presente em nossa sociedade como um todo. Diante disso, se faz necessário mais estudos na área para pensar sobre os conteúdos que deixam de ser abordados na Educação Física e podem ser instrumentos de inclusão social nas aulas práticas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | luta na escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | inclusão na Educação Física | - |
| Título: dc.title | ESGRIMA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: