
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Daniel Stefenon | - |
| Autor(es): dc.creator | Suzana Covalski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91574 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91574 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho representa um breve relato sobre as atividades realizadas durante a vigência do Programa Residência Pedagógica, ocorrida em parceria com a UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste –, e os Colégios Estaduais Antônio Xavier da Silveira e João de Mattos Pessoa, no âmbito do subprojeto do programa vinculado ao Curso de Geografia de Irati/PR. Busca-se relatar e refletir sobre diferentes práticas pedagógicas a fim de destacar avanços e obstáculos em sua realização, buscando levantar situações e experiências que possam contribuir na promoção de uma Geografia Escolar fundamentada tanto em conhecimento contextualizado e referenciado, como também, nas demandas e expectativas daqueles que frequentam a escola. O presente texto busca realizar uma breve retomada histórica do Ensino de Geografia no Brasil, a fim de situar diferentes movimentos de permanências e mudanças no campo, a fim de melhor compreender ações de aproximação entre Universidade e Escola Básica, como as que ocorrem por ocasião do Programa Residência Pedagógica. Busca-se apresentar a ideia de que a Geografia Escolar, muitas vezes, se mostra frágil epistemologicamente, apresenta lógica de telejornal – ou seja, mais parece um programa de variedades exóticas –, pouco trabalha com a dimensão conceitual da ciência e, por isso, não permite avanços cognitivos nos estudantes de maneira efetiva. Enquanto isso, no plano dos discursos, professores reivindicam uma suposta “postura crítica” em sua prática pedagógica, o que caracteriza essa ideia de “pastel de vento”. Além disso, evidencia-se também o papel imprescindível que programas de bolsa de apoio possuem no oferecimento de condições estruturais mais adequadas para que estudantes de licenciatura possam desenvolver na formação inicial práticas mais contextualizadas, duradouras e de qualidade na escola, visando a formação de professores críticos e melhor preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e para fazer da licenciatura em Geografia a sua profissão. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Título: dc.title | DIÁLOGOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ELEMENTOS PARA PENSAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: