
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pablo Prado | - |
| Autor(es): dc.creator | Jaine Padilha | - |
| Autor(es): dc.creator | Suzana Covalski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:51:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:51:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91573 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91573 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho consiste em um relato de uma experiência pedagógica ocorrida no Colégio Estadual João de Mattos Pessoa no município de Irati-PR por meio do programa Residência Pedagógica. Esta atividade foi parte da programação da “Semana da Consciência Negra” e objetivou, por meio da utilização da arte do grafitti, realizar uma aproximação da disciplina geográfica com a realidade de grande parte dos alunos, buscando fazer eles compreenderem as transformações ocorridas no espaço por parte de grupos considerados à margem da sociedade, bem como ao mesmo tempo fazê-los afirmar as suas raízes, visto que, muitas vezes, eles possuem grandes dificuldades com relação a esse aspecto de afirmação de quem são. Percebe-se, por meio de relatos de professores e residentes que atuam na escola, que na realidade na qual foi ocorrida esta experiência há uma série de problemas de ordem social como a violência, o preconceito e o descaso por parte do público. Contudo, em meio a isso, existe também uma imensa riqueza cultural vinda desses jovens, tendo diversas marcas do movimento hip-hop, o qual possui raízes com origem afro. Neste sentido, utilizando-se de uma metodologia alternativa, houve a realização de uma oficina de grafitti, a qual foi realizada por intermédio de uma aula teórica em que foram trazidos aspectos mais relacionados à história de todo esse movimento como parte do hip-hop, como ele é impresso nas paisagens com toda a sua simbologia e a diferença entre o grafitti e a pichação. Em seguida houve a realização da prática na qual os alunos puderam utilizar do spray para realizar as suas manifestações artísticas com base nos aspectos teóricos que foram apresentados anteriormente. Desse modo, houve a práxis geográfica, a qual foi possível dizer que foi algo que fez sentido para os alunos e trouxe consigo uma série de importantes resultados em sua realização. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | oficina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | grafitti, hip-hop | - |
| Palavras-chave: dc.subject | paisagem | - |
| Título: dc.title | A UTILIZAÇÃO DA ARTE DO GRAFITE COMO INSTRUMENTO NA DIFUSÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UM RELATO ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE IRATI-PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: