INSERÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFPR-
Autor(es): dc.creatorAna Luiza Vonijone Benato-
Autor(es): dc.creatorFelipe de Souza Schelbauer-
Autor(es): dc.creatorCleiton Reis-
Autor(es): dc.creatorNicole Giovanna de Souza Coelho-
Autor(es): dc.creatorRogério Goulart da Silva-
Autor(es): dc.creatorFabíola Paiva Iactchak PRZYBYLSKI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:47:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:47:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91571-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91571-
Descrição: dc.descriptionA Educação Física Escolar, assim como outras matérias do Currículo Nacional Brasileiro, segue as referenciações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma vez que esta é obrigatória e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional da Educação. Entretanto, ao observar a Competência Específica número 10 da Educação Física para o Ensino Fundamental – “Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo”. Na Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna, situada na cidade de Curitiba – PR, a professora supervisora do Pibid/UFPR/Educação Física desenvolve o Projeto Escolas do Mundo que em 2019 envolveu os jogos e brincadeiras das tribos indígenas brasileiras. O objetivo foi introduzir outras culturas para os alunos, valorizando o conhecimento produzido por outros povos e o respeito a diferença/diversidade, sem infringir a BNCC, e apontar como o conhecimento de outras culturas pode influenciar na construção da infância de um indivíduo. Os jogos e brincadeiras são dotados de significados e sentidos culturais e quando a criança brinca aprende os significados da cultura ao mesmo que cria/recria a cultura simbolicamente. O Projeto consiste em mostrar de que maneira as crianças de outras culturas desenvolvem suas experiências sociocorporais em suas respectivas escolas. Foram trabalhados os jogos e brincadeiras: Arranca Mandioca, Toloi Kunnhugu, Peteca, Arremesso de Lança, Arco e Flecha, Corrida, Corrida com Tora, Futebol Tradicional e Jikunahati (futebol de cabeça), kopii kopii (peteca), uatá (pula cela), ketinho mitselli (cama de gato) , entre outros com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Contextualizamos os jogos e brincadeiras com apresentação de vídeos, power point, imagens impressas, prática e ensinamentos corporais em si. As brincadeiras são apropriações de significados: dançar, cantar, lutar, jogar peteca, flechar, remar, nadar no rio, subir em árvores, construir os brinquedos com recursos da natureza. E nas brincadeiras, ser guerreiro, ser mãe, ser caçador, ser homem, ser mulher, ser indígena. Ao brincar, aprende-se a ser Xavante; aprende-se a ser Bororo, aprende-se a ser Tapirapé; aprende-se a ser alguém que se identifica e é identificado por seu grupo. Ser igual e ser diferente do Outro. A experiência demonstrou que além de expandir o repertório intelectual das crianças, propiciou um maior entendimento acerca do mundo e, consequentemente, das diferentes formas de viver.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectjogos e brincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectdiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectdiferença-
Título: dc.titleINSERÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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