
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Luiz Marques | - |
| Autor(es): dc.creator | Márcia Stentzler | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91568 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91568 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública do governo federal de incentivo e valorização ao Magistério. Implantado pelo Ministério da Educação (MEC) e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o programa ganhou notoriedade no segundo semestre do ano de 2007 quando o governo federal publicou no Diário Oficial da União o primeiro edital de seleção de propostas de projetos institucionais para o PIBID. Todavia, o Edital MEC/CAPES/FNDE 2007 (BRASIL, 2007) propunha a seleção de projetos institucionais apenas das Instituições Federais de ensino “excluindo” assim as Instituições Estaduais que somente foram inseridas no processo seletivo em 2009 com o Edital nº 02/2009. (BRASIL, 2009). Entre o ano de 2009 e 2017 inúmeros projetos institucionais foram aprovados pela CAPES e desenvolvidos. No ano de 2009 a CAPES aprovou o projeto institucional/PIBID da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV), atual campi da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR em União da Vitória. Com a aprovação deste, inúmeros subprojetos foram colocados em prática no noroeste do Paraná (PR), porém, mencionaremos o subprojeto PIBID do curso de licenciatura em história do Campus de Paranavaí, intitulado “História da África e da Cultura Afro-brasileira: conhecendo as nossas raízes”. A temática do subprojeto alicerçou-se na Lei Federal nº 10.639/03, a qual tornou obrigatório o ensino de História da África e da Cultura-Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares do país. (BRASIL, 2003). Durante o período de 2015 a 2018 os bolsistas e os professores supervisores do subprojeto PIBID desenvolveram oficinas de cunho pedagógico e aplicaram-nas em seis escolas da rede estadual de ensino do município de Paranavaí/PR. Contudo, objetivamos nessa pesquisa refletir acerca das oficinas pedagógicas enquanto uma pertinente metodologia do ensino de história e a sua relevância para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno. A pesquisa fundamenta-se na pedagogia histórico-crítica e dialoga com Gasparin (2009), Munanga (2005), Silva (2010) Stentzler (2017) e Vieira e Volquind (2002). No que tange a coleta de dados faremos uso da pesquisa bibliográfica e documental afim de analisar a Lei de Diretrizes e Bases, LDB 9394/96, o Plano Nacional da Educação, PNE 2014/2024, os decretos e editais de seleção de propostas de projetos institucionais para o PIBID e demais documentos da CAPES. Tendo em vista os aspectos observados, esperamos contribuir com a comunidade científica no que tange o ensino de história da África e da Cultura afro-brasileira no estado do Paraná, apontando encaminhamentos didático-pedagógicos decorrentes do PIBID e da metodologia de oficinas pedagógicas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID. Afro-brasileira. Pedagogia histórico-crítica. Ensino de história. | - |
| Título: dc.title | O USO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: