
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Joci Moscaleski | - |
| Autor(es): dc.creator | Nataly Linhares | - |
| Autor(es): dc.creator | Patricia Lucia Freitas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91567 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91567 | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho nos propomos a levantar alguns elementos que possibilitem uma reflexão e análise em torno dos aspectos relativos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como componente curricular e de grande importância na formação acadêmica dos licenciandos e futuros professores. O PIBID proporciona aos acadêmicos de licenciatura a oportunidade de se inserir em campo, para compreender a complexidade, e a realidade do cotidiano das escolas da educação básica na rede pública, contando com alunos bolsistas e também voluntários, possibilitando também, uma interlocução que ocorre entre as instituições de ensino superior e as escolas da rede pública através desse programa, já que as mesmas criam um vínculo e durante todo o desenvolvimento do programa, professores do ensino superior e professores das escolas públicas também estabelecem um diálogo, podendo refletir sobre a própria prática docente. Durante a formação universitária dos futuros profissionais da educação, os acadêmicos acabam tendo um contato maior com teorias e técnicas, do que com a experiência prática, com isso a dificuldade fica expressamente nítida sobre entender o que é a escola, seu funcionamento e como foi constituída no contexto histórico-social. O contato é unicamente por estágios obrigatórios, que muitas das vezes não é possível identificar a realidade da instituição, apesar de obrigatório e inserido na grade curricular dos cursos de licenciatura, não possibilita o desenvolvimento das habilidades profissionais e a obtenção do conhecimento necessário para se enfrentar a complexidade das situações corriqueiras que ocorrem nas instituições escolares. A abordagem metodológica utilizada neste trabalho foi de cunho exploratório, pois foi através das experiências vivenciadas e da construção do conhecimento empírico mediante as observações realizadas pelas acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia durante a participação no programa, que analisamos e refletimos a importância dos programas de iniciação à docência, dialogando assim, com a visão de alguns autores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Iniciação à Docência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente | - |
| Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS DOCENTES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: