
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC | - |
| Autor(es): dc.creator | Marina Arnt | - |
| Autor(es): dc.creator | Letícia Zanette | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:39:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:39:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91566 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91566 | - |
| Descrição: dc.description | A experiência pibidiana de duas graduandas em Letras – Língua Portuguesa, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, resultou em reflexões a respeito da prática docente e discente ao pensar na inclusão. O projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência oportunizou às acadêmicas uma experiência de planejamento e de atuação em uma escola municipal. A produção do projeto em questão auxiliou a prática docente das acadêmicas; e a atuação do mesmo auferiu oportunidades de reflexões a respeito da inclusão no ambiente escolar e a respeito da Língua Brasileira de Sinais aos alunos de nono ano do Ensino Fundamental II participantes. A proposta foi desenvolvida em sete aulas, que constaram em trocas de conhecimentos entre as pibidianas e os alunos: o contexto história e iniciação da Língua foram as bases para o início do projeto. A finalização constou-se em demonstração de sinais básicos, por parte das acadêmicas, e pequenas conversações pelos alunos de nono ano da escola municipal. A proposta de apresentação no III ENLIC Sul é a de transcender conhecimentos e reflexões advindas pela experiência pibidiana. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua Brasileira de Sinais | - |
| Título: dc.title | Reflexões sobre inclusão Libras: Pibid de Letras em escola municipal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: