Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Marcos Aurelio Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Eduarda da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Eloisa Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:07:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:07:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91563 | - |
Descrição: dc.description | O programa Residência Pedagógica, financiado pela Capes em parceria com a Unesc, tem por objetivo possibilitar a graduandos de licenciatura, neste caso, em Letras, a vivência da rotina escolar de um professor. Essa experiência acontece justamente porque o residente além de estar presente semanalmente em uma escola de educação básica, realiza observações e, posteriormente, atua em sala de aula seguindo a mesma rotina da professora preceptora, promovendo assim, a possibilidade de sentir de fato os desafios de dar aula, transitando de uma turma para outra em um curto espaço de tempo, e mesmo assim, conseguindo realizar a desafiadora tarefa de ensinar. Como integrantes do programa residência pedagógica, relataremos a experiência de ensino realizada na Escola de Educação Básica Antônio Milanez Neto com foco na temática étnico-racial, que nos possibilitou trabalhar com textos literários e destacar o protagonismo de autores negros que muito lutaram por sua visibilidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | étnico-racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | rotina escolar. | - |
Título: dc.title | O DESENVOLVIMENTO ÉTNICO-RACIAL NA ABORDAGEM EM SALA DE AULA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: