A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAline SILVA-
Autor(es): dc.creatorAnderson GÓES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:47:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:47:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91560-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91560-
Descrição: dc.descriptionO presente texto apresenta a comunicação de uma pesquisa em desenvolvimento, com abordagem qualitativa de natureza aplicada (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), que procura analisar as contribuições da construção de jogos de tabuleiros por meio da utilização da Expressão Gráfica, para o desenvolvimento do conhecimento matemático nas crianças da Educação Infantil a Rede Municipal de Curitiba. Na construção do aporte teórico buscou-se identificar a presença dos elementos que compõe a Expressão Gráfica (GÓES, 2012 e 2013) nos documentos norteadores nacionais e municipais da Educação Infantil, verificando como se dá sua utilização nessa etapa da educação básica. Na sequência é verificada na literatura a utilização de jogos na Educação Infantil (KAMII, 2011; KISHIMOTO, 2014; SMOLE, 2015) para o desenvolvimento do conhecimento matemático, assim como buscando informações sobre as pesquisas acadêmicas realizadas sobre a temática, para o desenvolvimento e aplicação de um percurso didático em que a Expressão Gráfica seja o recurso para a construção de jogos de tabuleiro pelas crianças. O projeto que está sendo desenvolvido com as crianças fundamenta-se neste aporte teórico e divide-se em diferentes etapas de trabalho, que vão desde a ampliação de repertório cultural e imagético, passando pelos momentos de contato com jogos industrializados, chegando a construção dos jogos pelas próprias crianças. Nesta análise inicial são descritas as implicações da proposta desenvolvida quanto à ampliação do conhecimento matemático, as primeiras percepções apontam para o entendimento da importância da Expressão Gráfica e do processo de construção dos jogos de tabuleiro para o desenvolvimento do Conhecimento Matemático das crianças da Educação Infantil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectExpressão Gráfica-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de Ensino.-
Título: dc.titleA CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.