
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Aline SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | Anderson GÓES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:47:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:47:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91560 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91560 | - |
| Descrição: dc.description | O presente texto apresenta a comunicação de uma pesquisa em desenvolvimento, com abordagem qualitativa de natureza aplicada (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), que procura analisar as contribuições da construção de jogos de tabuleiros por meio da utilização da Expressão Gráfica, para o desenvolvimento do conhecimento matemático nas crianças da Educação Infantil a Rede Municipal de Curitiba. Na construção do aporte teórico buscou-se identificar a presença dos elementos que compõe a Expressão Gráfica (GÓES, 2012 e 2013) nos documentos norteadores nacionais e municipais da Educação Infantil, verificando como se dá sua utilização nessa etapa da educação básica. Na sequência é verificada na literatura a utilização de jogos na Educação Infantil (KAMII, 2011; KISHIMOTO, 2014; SMOLE, 2015) para o desenvolvimento do conhecimento matemático, assim como buscando informações sobre as pesquisas acadêmicas realizadas sobre a temática, para o desenvolvimento e aplicação de um percurso didático em que a Expressão Gráfica seja o recurso para a construção de jogos de tabuleiro pelas crianças. O projeto que está sendo desenvolvido com as crianças fundamenta-se neste aporte teórico e divide-se em diferentes etapas de trabalho, que vão desde a ampliação de repertório cultural e imagético, passando pelos momentos de contato com jogos industrializados, chegando a construção dos jogos pelas próprias crianças. Nesta análise inicial são descritas as implicações da proposta desenvolvida quanto à ampliação do conhecimento matemático, as primeiras percepções apontam para o entendimento da importância da Expressão Gráfica e do processo de construção dos jogos de tabuleiro para o desenvolvimento do Conhecimento Matemático das crianças da Educação Infantil. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expressão Gráfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas de Ensino. | - |
| Título: dc.title | A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: