Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Instituro Federal do Paraná Campus Ivaiporã | - |
Autor(es): dc.creator | Renata Estevam Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:31:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:31:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91558 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91558 | - |
Descrição: dc.description | A aplicação do projeto sob a orientação da professora regente Judite Lenir Bernardy, envolveu os alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Idália Rocha. O tempo de desenvolvimento do projeto foi de quatro aulas, com a apresentação dos temas: astigmatismo, estrabismo, presbiopia, hipermetropia e miopia, além das amentropias, foi abordado também os raios ultravioletas afim de que todos os alunos participassem. Para o desenvolvimento dos conteúdos os alunos se organizaram em grupos e escolheram os temas que gostariam de trabalhar com a disposição de diversos recursos didáticos como cartazes, slides, experiências, vídeos, entre outros. O nosso trabalho era ajudar no desenvolvimento de cada tema, auxiliando na apresentação e esclarecendo duvidas recorrentes sobre os mesmos. Iniciamos com uma aula sobre a anatomia ocular para facilitar a apresentação e esclarecer a dúvida dos alunos. Com a chegada de um novo aluno, incluímos no projeto mais um tema, tratando sobre o microscópio óptico e eletrônico. Houveram algumas circunstâncias inesperadas, alguns alunos não apresentaram e outros não tinham em mãos o trabalho no dia da apresentação. As apresentações eram em duplas, onde os alunos demonstraram as diferentes dificuldades que pode haver para o ser humano enxergar e suas respetivas formas de correção utilizando o conteúdo óptico sobre lentes convergentes e divergentes. E para equilibrar as situações de contratempo inserimos mais dois temas, onde trabalhamos no que os alunos demonstraram mais curiosidade, assim foi abordado a questão da cor dos olhos, e porque temos variadas cores e como são formadas, e daltonismo, abrangendo a forma que os daltônicos veem o mundo. E para finalizar o tema levamos óculos caseiros e objetos coloridos para os alunos de fato enxergar como alguém que portasse daltonismo, no abordar desses temas utilizamos mais duas aulas. Como método avaliativo consideramos a montagem do trabalho e apresentação, onde a nota máxima era de 3,0 pontos, observamos uma grande falta de comprometimento dos alunos em relação as datas de apresentação e aprofundamento do tema a ser apresentado, também aplicamos uma atividade avaliativa escrita envolvendo todos os temas, onde foi que eles demonstraram alguns conhecimentos e a sala obteve uma média geral de 2,0 pontos. O resultado final do projeto foi excelente, conseguimos abordar todos os temas que foram propostos de forma significativa. Como discentes do 1° ano da licenciatura e tendo o primeiro contato direto com a sala de aula, um dos maiores desafios que encontramos foi a dificuldade de montar os conteúdos, onde acabamos levando muito tempo para a preparação, e também a insegurança e a grande responsabilidade de estar enfim transmitindo conhecimentos a outras pessoas. A troca de saberes que tivemos nesse curto período é imensurável e de grande importância para quem está cursando licenciatura. Palavras-chaves: PIBID, Amentropias e visão. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amentropias e visão. | - |
Título: dc.title | APLICAÇÃO DO MINI-PROJETO: AMENTROPIAS DA VISÃO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: