
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mariana Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Crislaine Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosilene Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Ananda Bordoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcelo da Silveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:56:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:56:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91554 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91554 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho investigou as contribuições de um experimento problematizador em impulsionar a consciência crítica dos alunos, durante o desenvolvimento de uma oficina temática intitulada, “Combustíveis: a Química em movimento”. As atividades previstas na oficina, que se encontra fundamentada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov et al. (2002), abordam conceitos de termodinâmica apresentados por meio de uma problemática envolvendo a queima do etanol e gasolina, sendo os questionários pré, pós-teste e a atividade experimental estando no segundo momento pedagógico, em que o aluno organiza o conhecimento para a compreensão do tema abordado. Configurando-se em uma natureza qualitativa (MINAYO, 2009) e caráter participante, a pesquisa foi realizada por meio da aplicação da oficina temática para 123 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de oito colégios diferentes, localizadas no Norte do Paraná. Os dados investigados foram obtidos dos questionários pré e pós-experimento analisados por meio da técnica de análise de Conteúdo (AC) de Bardin (1977). Para a AC, foram determinadas duas categorias a priori inspiradas no pensamento freiriano, sendo: 1. Consciência ingênua, e 2. Consciência crítica. Os resultados dessa análise mostraram uma mudança nas respostas do questionário pré experimento em que o alunos apresentaram uma consciência ingênua sobre a problemática, para o questionário pós experimento, possibilitando com a atividade experimental e a reflexão a (re)construção do conhecimento científico e o estímulo da consciência crítica dos alunos, sobre aspectos ambientais, econômico/consumo e sociais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | consciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | - |
| Palavras-chave: dc.subject | problematização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | pensamento crítico | - |
| Título: dc.title | EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA TEMÁTICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: