Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Alessandra Conceição Zanin | - |
Autor(es): dc.creator | Joanez Aparecida Aires | - |
Autor(es): dc.creator | Camila Silveira Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91552 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91552 | - |
Descrição: dc.description | No presente artigo foi realizada uma análise documental curricular e reflexiva do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, buscando entender os obstáculos que influenciam no desenvolvimento do espirito científico e sua apropriação diante da formação profissional desses futuros professores. Apropriando-se de abordagem qualitativa, com dados de ementas, títulos, programa e procedimentos metodológicos das disciplinas obrigatórias do curso sob a temática do processo de produção de recursos didáticos em sala de aula, pelos próprios discentes/licenciandos, à luz dos obstáculos epistemológicos de Bachelard. É comum, nas salas de aulas atuais a prática pedagógica com diversos materiais educativos que facilitem a aprendizagem, dentre eles: modelos, aulas práticas, trechos de vídeos, que deveriam contribuir para a construção do conhecimento dos estudantes. Levantando o questionamento sobre como se tem dado a formação dos licenciandos em ciências e biologia com ênfase no que se diz respeito às esses materiais. Em relação aos conceitos abordados nas disciplinas analisadas, pouco se tem dado suporte aos docentes em formação inicial dentro dessa temática, o que pode refletir em obstáculos epistemológicos na construção do perfil e prática do futuro professor. Nessa perspectiva, no artigo apresentamos alguns conceitos de Bachelard que podem oferecer suporte à uma formação de um profissional mais reflexivo com sua própria prática relacionado aos facilitadores didáticos. Indica-se que a prática docente pode e deve ser pautada por meio de constantes problematizações, assim como se é o processo de produção desses instrumentos pedagógicos. Uma vez que para Bachelard é necessário vencer os obstáculos epistemológicos para que se tenha um progresso dos licenciandos quanto a sua docência. É de máxima importância o conhecimento a respeito dos obstáculos possíveis dentro da formação docente para que o professor consiga planejar e desenvolver uma aula em que os estudantes não sejam prejudicados por estes obstáculos e assim haja a formação do conhecimento científico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obstáculos epistemológicos | - |
Título: dc.title | FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA E O OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: