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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Denise Schwendler | - |
| Autor(es): dc.creator | Marisol Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91551 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91551 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo compreender as dificuldades dos alunos na interpretação de enunciados matemáticos, seja por meio de resolução de problemas, exercícios e atividades durante a vivência escolar no Estágio Curricular Supervisionado junto ao Programa de Residência Pedagógica de Matemática com alunos do Ensino Fundamental II durante o primeiro semestre do ano de 2019. Assim, pela percepção e constatação das dificuldades dos alunos no período da prática docente, manifesta-se a preocupação com a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Para compreender as dificuldades dos alunos na interpretação de enunciados matemáticos, buscou-se o embasamento em documentos curriculares, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que destacam a importância da compreensão dos problemas matemáticos, valorizando a linguagem e suas relações; além de autores como Lorensatti (2009) que aborda as relações entre a linguagem portuguesa e a linguagem matemática, Mesquita (2013) que reflete sobre as literacias, Polya (1995) e Smole e Diniz (2001) que dissertam sobre a resolução de problemas. Assim, são apresentadas algumas atividades que foram mais significativas neste percurso, destacando fatores que possuem relações diretas e indiretas com as dificuldades demonstradas pelos alunos do Ensino Fundamental II. Verificou-se que entre os obstáculos mais visíveis para a compreensão e resolução de problemas e exercícios matemáticos está a incompreensão de conceitos necessários para resolver as questões e a influência de fatores externos na aprendizagem. Além disso, constatou-se que as dificuldades na interpretação e compreensão de problemas, frequentemente está associada a não compreensão de conceitos prévios necessários e, também, a influências externas, como os hábitos de estudo e o nível de conhecimento matemático por parte dos familiares. Contudo, essas dificuldades podem ser minimizadas através de atitudes e intervenções do professor em sala de aula, despertando os alunos, motivando-os em resolver problemas de modo que seja algo prazeroso e consequentemente desempenhe uma valiosa admiração pela matemática. Ainda, outra possiblidade é trabalhar detalhadamente enunciados matemáticos e a observação dos dados para que o aluno seja capaz de interpretar corretamente o que se pede em algum problema, desenvolvendo hábitos de leitura, construindo conceitos que aperfeiçoem o desenvolvimento cognitivo do aluno. Assim, a partir da vivência são apresentadas algumas sugestões que propõem diminuir os problemas relacionados à aprendizagem da matemática, propostas voltadas aos professores e que podem ser desenvolvidas em todos os anos escolares. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interpretação. Resolução de problemas. Matemática. Programa de Residência Pedagógica. | - |
| Título: dc.title | INTERPRETAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Influências na aprendizagem matemática no contexto do Programa de Residência Pedagógica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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