
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Marco Zimmer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:52:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:52:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91548 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91548 | - |
| Descrição: dc.description | A proposta é apresentar, de maneira sucinta, alguns pontos que o PIBID oportuniza aos ingressantes na carreira docente de matemática, bem como as dificuldades que se apresentam para os professores, tanto no âmbito escolar, como na comunidade em que a escola está localizada. Isto é, o presente trabalho visa mostrar que a carreira docente é muito mais ampla e, possivelmente, trabalhosa do que se é apresentada na Universidade e, consequentemente, a realidade é bem mais dura do que aparenta ser. Estas ideias têm como base o pensamento de Benites (2013), bem como as concepções de Freire (2002) quanto à formação do profissional de educação e seu olhar de intervenção no mundo. Para isso recorre-se ao modelo de observação participante de Yin (2016). Esta pesquisa tem como parâmetro a participação e o auxílio em aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Guilherme Balduíno Baum, localizada na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, uma escola de um bairro periférico que conta com um número aproximado de 200 alunos e 20 funcionários, números estes respectivos a 2018. Em virtude de o bairro ser periférico, existe um grande problema a ser enfrentado pela escola: a evasão de professores que são chamados em concurso, mas que desistem devido as dificuldades de acesso à escola, bem como ao atraso nos salários, além da realidade de vulnerabilidade social do bairro, o que implica no receio, constante, em ser assaltado quando se está em sala de aula. A Universidade não nos mostra esse tipo de realidade quanto a profissão docente, mas com o PIBID temos a oportunidade de vivenciar isso junto a comunidade escolar. Cabe a nós, futuros professores, entendermos o verdadeiro valor da profissão e irmos em busca de um futuro melhor para as crianças e adolescentes que estão lá cheio de sonhos e talvez com um fio de esperança em um futuro melhor, mesmo antes as adversidades. Entendemos que precisamos, sim, lutar, lecionar e auxiliar para um futuro digno e melhor dos alunos transpondo o conteúdo da matemática como lições para a vida. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | prática | - |
| Título: dc.title | Da teoria a realidade: o que o PIBID mostra sobre a docência. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: