
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bruna Borgia de Andrade | - |
| Autor(es): dc.creator | Sabrina Bitencourt | - |
| Autor(es): dc.creator | Carmem Lucia Lima dos Nascimento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:36:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:36:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91544 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91544 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem origem no Projeto de pesquisa desenvolvido no programa de pesquisa docente e no programa de iniciação científica: Projeto Impactos da Iniciação: Impactos de programas de iniciação científica e iniciação a docência no desenvolvimento profissional de professores, ligado ao grupo de pesquisa GHESP –História, Educação, Sociedade e Política. Este trabalho tem por objetivo mostrar os pontos positivos e negativos da realidade dos alunos que participaram ou participam da Iniciação Científica, com base em dois artigos. O primeiro artigo: “A Docência e pesquisa: o PIBIC e o PIBID como estratégias pedagógicas”, apresenta as contribuições da Iniciação Cientifica para a aprendizagem dos alunos na docência. O segundo artigo: “A Iniciação Cientifica muitas vantagens e poucos riscos”, demonstra a importância do programa para o estudante do curso superior, enfatizando o papel complementar de melhoria da sua análise crítica, maturidade intelectual, compreensão da ciência e possibilidades futuras, tanto acadêmicas como profissionais. Na visão de Almeida (1996), mostra-se que a pesquisa científica é um instrumento educativo para a docência, onde os alunos lidam com o processo de conhecer e não apenas como o produto desse processo. Descrevendo as vantagens e também alguns riscos a serem analisados, devemos salientar a importância da pesquisa no âmbito acadêmico. Esta pesquisa foi qualitativa, realizada em campo, conforme verificado na análise de cinco relatos. Com isso, vimos que o projeto tem grande importância na formação acadêmica dos alunos, porque aprimora os conhecimentos, ajudando na oralidade, na escrita e no comprometimento, trazendo também um benefício pessoal e intelectual, tendo dessa forma mais autonomia, criando gosto pela leitura e ressaltando um novo olhar para a profissão. Muitos autores defendem que os bolsistas da iniciação científica apresentam melhores coeficientes de rendimentos nos seus cursos de graduação (Leitão Filho,1996; Cabelon, 2003; Aguiar, 1997; Bridi, 2004; Beglia, 2002; Pires, 2002), isso ocorre porque os alunos da iniciação desenvolvem novas estratégias de aprendizagem, como consequência da vivência da pesquisa. Através do projeto, os alunos conhecem mais aprofundado os autores que na universidade se tem contato superficial, discutindo assim vários artigos sobre a formação do professor. Como possível ponto negativo, pode-se elencar a pouca divulgação do projeto, a qual possui a carga horária extensa, o que para alguns alunos, acabam se desinteressando, porém, essa concepção também pode ser flexível. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alunos | - |
| Título: dc.title | A COMPREENSÃO DA CIÊNCIA A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: