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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | GABRIELE ANDRADE | - |
| Autor(es): dc.creator | JAQUELINE VASELIK | - |
| Autor(es): dc.creator | HEVELINE MAGALHÃES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:52:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:52:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91541 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91541 | - |
| Descrição: dc.description | Para a relação desse estudo, teve como premissa as observações nas escolas orientadas para observação, pelo Programa de Residência Pedagógica, que integram a Política Nacional de Formação de Professores, dos alunos que estão na metade dos cursos de licenciatura, através de estágios com o objetivo de fazer a imersão do licenciando na escola de educação básica (CAPES, 2018). Como método, utilizamos das observações, como cita Lakatos e Marconi (2005) que é uma fonte rica para a construção a fim de comprová-las e explica-las, que trouxe a reflexão da preocupação com a formação continuada do professor. De acordo com o Art. 24, inciso I da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, compete ao professor à carga horária mínima de 800 horas para o ensino fundamental, o que na prática é um curto tempo, quando se trata da alfabetização, visto que, a Meta 5 do PNE, da Lei nº 13.005/2014, visa a promoção e estímulo as formações iniciais e contínuas de professores (as) para a alfabetização de crianças. Pois implica diretamente na função social da escola, que é como cita Martins (2015, p. 21), a socialização do saber historicamente produzido e essa função não acontece no âmbito cotidiano. O desafio da formação docente perpassa pelos embasamentos teóricos e científicos, tais como, o estudo de manuais, metodologias, análise de currículos e projetos políticos pedagógicos, e por desafios obtidos pelas vivências experimentadas pelos licenciandos. A preocupação com o acompanhamento formativo destes docentes, tornasse primordial para o desenvolvimento de profissionais que estarão mais preparados para serem mediadores de seus alunos para sociedade. A partir desta perspectiva, nos momentos resididos na sala de aula expuseram questões relacionadas à apropriação dos conhecimentos por partes dos estudantes do ensino fundamental I ao ser trabalhado a alfabetização dos mesmos. Analisando a metodologia utilizada pelo professor no processo. Devido a carga horária atual ser limitada para o alcance individual de cada aluno e acompanhamento específico das dificuldades, para a concretização da alfabetização e da aprendizagem dos alunos, o professor que investe na sua formação, como cita Gadotti (2000), precisa estar aliado, como parte integrante dos sistemas de ensino, assim, é possível compreender melhor seus alunos e consegue construir dentro do objetivo pedagógico, novos saberes e estratégias, e para que ocorra como cita Saviani (2008, p. 16) necessita de o Estado prover professores com formação de longa duração, compatíveis com seu alto valor social. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica, Formação Continuada e Alfabetização. | - |
| Título: dc.title | FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PERSPECTIVA PARA A ALFABETIZAÇÃO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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