
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Daiane Garcia | - |
| Autor(es): dc.creator | Janimar Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91539 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91539 | - |
| Descrição: dc.description | Para que a aula se torne significativa, o lúdico é de extrema importância, uma ferramenta bastante utilizada por professores para ensinarem o conteúdo, além de ensinar, aprender junto com os alunos fornecendo condições necessárias para ampliarem os seus conhecimentos a respeito do assunto. Ao brincar o aluno se expressa através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões. As aulas lúdicas devem ser direcionadas para as necessidades dos alunos, buscando a proximidade entre a escola e o meio em que aprende e vive. Neste momento, é importante que o professor esteja atento ao que acontece em sala de aula e busque interagir de forma positiva e conciliadora, através de atividades que transmitam o conteúdo e promovam a interação com a disciplina. Principalmente porque o lúdico passa a fazer parte das aulas, dos recreios, dos pátios... O brincar pode ser visto como um recurso mediador no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais fácil. O brincar enriquece a dinâmica das relações sociais na sala de aula, possibilita um fortalecimento da relação entre o ser que ensina e o ser que aprende. As aulas lúdicas devem ser bem elaboradas, com orientações definidas . Se o professor apenas “brincar” com estes alunos, não transmitirá conteúdo e possivelmente perderá o rumo da aula. No ensino de Química, os jogos tornam-se uma alternativa bastante viável, tornando a aprendizagem de fácil assimilação. Este trabalho foi realizado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira, que teve por objetivo revisar o conteúdo de soluções químicas, com os alunos do segundo ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma forma divertida e prazerosa por intermédio da ação de brincar relacionada aos jogos. O Jogo “Trilha das Soluções” é composto por um tabuleiro, pinos, dados, 40 perguntas, em formato de carta, e um encarte de fórmulas. As perguntas do jogo relacionam o conteúdo de soluções químicas com o cotidiano do aluno e vão sendo respondidas pelos mesmos ao percorrer as “casas” da trilha, com algumas animações durante o percurso. Esta atividade foi realizada em uma escola pública de Ensino Médio do município de Bagé, RS, no período de abril a junho de 2019 e teve por sujeitos os alunos de uma turma do segundo ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desta escola. Foram aplicados questionários aos alunos, para a coleta de dados e ao analisar as informações obtidas, pode-se observar que o jogo contribuiu para a aprendizagem do conteúdo de soluções e que trouxe satisfação e alegria pelos participantes da atividade. Portanto, para o professor que busca uma alternativa diferenciada de ensinar o conteúdo, a utilização dos jogos lúdicos contribui de maneira satisfatória para a aprendizagem, tornando a ação de ensinar mais divertida e também ajudando na aproximação do aluno ao conteúdo de uma forma mais agradável por intermédio da brincadeira. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Soluções Químicas. | - |
| Título: dc.title | Jogo “Trilha das soluções”: Ensinando soluções Químicas de uma maneira divertida! | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: