
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Maysa Marques | - |
| Autor(es): dc.creator | Gustavo Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91538 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91538 | - |
| Descrição: dc.description | Mediante as diversas práticas pedagógicas adotadas no ensino, destaca-se a utilização de seminários apresentados pelos alunos, na qual o docente opera como mero espectador e orientador do processo de aprendizagem. Refletindo nisso, desenvolvemos o Projeto Astronômico, na disciplina de física, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Idália Rocha - Ivaiporã. O projeto consistia na organização de uma série de seminários apresentados e preparados pelos alunos, referentes a temas envolvidos na Astronomia. Com sua aplicação, visamos estimular o interesse dos alunos, colocando-os como protagonistas de sua aprendizagem e ao mesmo tempo articular o conteúdo com a sequência didática da professora regente, que no caso concordava com a Gravitação Universal. Estruturamos o projeto em quatro partes: abertura, apresentações, Feedbacks e encerramento; através de aulas expositivas-dialogadas e visuais (slides). Na abertura do projeto introduzimos o conteúdo e explanamos o Sistema Solar. Nas apresentações, que duraram cinco aulas, cada grupo apresentou seu seminário em um período de 15 minutos. A cada seminário realizávamos um Feedback sobre os principais pontos do tema apresentado, explicando os tópicos que ficaram vagos e contribuindo com novas curiosidades. Por fim, sucedemos com o encerramento do projeto, fazendo apontamentos e comentando alguns assuntos que não foram apresentados pelos alunos, tais como: as galáxias, as supernovas, os planetas anões, entre outros. Ao total foram expostos oito seminários, sendo cada grupo formado por 3 a 4 alunos. Os temas apresentados foram: Gravitação; Sol; Estrelas; Planetas Rochosos; Planeta Terra; Planetas Gasosos; “Luas”; Meteoros, Meteoritos e Asteroides. Além da aplicação dos seminários, utilizamos como metodologia um instrumento de coleta de dados – questionário. Este instrumento foi aplicado após o encerramento do conteúdo e tinha o intuito de avaliar se houve aprendizagem com o projeto. O questionário era composto por 12 questões diversificadas, envolvendo questões sobre o conteúdo apresentado durante todo o projeto. Apesar das aulas terem sido produtivas, os resultados obtidos com o questionário não foram como o esperado; visto que em uma escala de 0 a 10, a turma apresentou uma média de 5 pontos. Entretanto, ressaltamos que a maioria dos alunos que obteve uma nota abaixo da média, foram os que não demonstraram interesse e nem atenção durante as aulas e as apresentações. Todavia, durante o encaminhamento do projeto ficou perceptível o interesse de boa parte dos alunos, na qual indagaram suas curiosidades durante as aulas e contribuíram com novos conhecimentos. Além disso, outras manifestações de aprendizagem foram notadas durante as apresentações, entre elas o desempenho dos alunos em realizar o trabalho. Contudo pôde-se obter através da execução do projeto, uma experiência enriquecedora para nossa futura profissão como docente, trazendo uma perspectiva de ensino diferente da tradicional. Quando essa prática pedagógica é bem desenvolvida e os alunos se empenham e colaboram, pode resultar em um aprendizado efetivo e significativo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Seminário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino. | - |
| Título: dc.title | O Ensino de Astronomia com a aplicação de Seminários | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: