Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ediane Zatta | - |
Autor(es): dc.creator | Camila Retka | - |
Autor(es): dc.creator | Rosana Cristina Leme | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91537 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91537 | - |
Descrição: dc.description | O problema vinculado a inclusão de alunos com algum tipo de diferença intelectual e/ou física é objeto de preocupação de muitos professores e pesquisadores no Brasil. O presente artigo faz parte das atividades desenvolvidas no Programa de Iniciação à Docência - PIBID – Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - Campus de Francisco Beltrão, e tem o objetivo apresentar a experiência de professores da rede estadual de ensino nos municípios de Francisco Beltrão e Renascença, frente às dificuldades cotidianas existentes no contexto de inclusão dos alunos. O artigo está formatado em duas etapas. A primeira constituída pela revisão bibliográfica sobre a questão da inclusão escolar, para a qual foram selecionadas as obras de Anna Maria Lunardi Padilha (2014), Mantoan (2003) e Miranda & Galvão Filho (2012) e, a segunda etapa do artigo é construído a partir do relato de onze professores a respeito do tema. Verificamos por meio das discussões teóricas e o relato de experiências dos professores que o processo de inclusão é muito complexo e envolve a consideração de múltiplos fatores, tais como políticas de formação direcionada à diferentes necessidades de aprendizado; infraestrutura das escolas; fornecimento de materiais adaptados às demandas de cada educando, dentre outros aspectos. Em detrimento de avanços realizados nos ambientes educativos propiciados pelo reconhecimento e valorização desta questão, ainda resta longo caminho a trilhar. Esperamos que a discussão ensejada por este trabalho possa contribuir para a ratificação da importância da formação e valorização do professor inserido na rede pública de ensino. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | alunos incluídos | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIDID | - |
Título: dc.title | DO PREVISTO AO EXERCIDO: A REALIDADE DOS DOCENTES QUE TRABALHAM COM ALUNOS INCLUÍDOS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: