O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO/GUARAPUAVA, PR.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJoão Afinovicz de Lima-
Autor(es): dc.creatorCarolaine Tabile-
Autor(es): dc.creatorCecilia Hauresko-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91534-
Descrição: dc.descriptionOs programas criados com o objetivo de beneficiar a formação de acadêmicos das licenciaturas são fundamentais para o ganho de autonomia e experiência pelos alunos, na atuação em sala de aula. Este programa também contribuí para uma aproximação entre a Universidade e a Educação Básica. Por isso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos programas federais, desenvolvidos na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) no Curso de Geografia, através das parcerias estabelecidas com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Guarapuava e os Colégios Estaduais de ensino público sendo: Colégio Manoel Ribas e Colégio Antônio Tupy Pinheiro, que tem alcançado resultados bastante positivos, principalmente, em termos de formação inicial docente. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar como o Pibid contribui na formação inicial de professores do curso de Geografia da Unicentro, no campus Cedeteg/em Guarapuava e, pela experiencia que trazemos sendo pibidianos, podemos atestar que o Pibid proporciona aos sujeitos envolvidos um contato mais intenso com a realidade escolar e suas complexidades, dando oportunidade, de participarem diretamente de um rico processo de formação de futuros professores. Para a elaboração desse trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre o histórico do Programa e seus objetivos, observando as modificações pelas quais ele passou, ao longo de mais de uma década. É possível verificar que o Pibid é um programa importante, sobretudo por possibilitar o estreitamento do diálogo entre escola e universidade, além de contribuir para o fortalecimento das licenciaturas, em um contexto histórico-político pouco favorável à formação e à concretização de programas de apoio à formação docente no Brasil, como o PIBID. Com relação às experiencias dos pibidianos, os relatos dos bolsistas sobre o PIBID demostram, claramente, a necessidade de manutenção e ampliação do número de bolsistas nas Licenciaturas e no caso particular, na Geografia. Observa-se que a inserção dos pibidianos nas escolas por meio das atividades do Pibid proporcionou aos acadêmicos da licenciatura a experiência de passar pela formação pedagógica que ocorre nas escolas, muito antes de ser um professor formado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino, Geografia, PIBID, formação inicial.-
Título: dc.titleO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO/GUARAPUAVA, PR.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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