Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | João Afinovicz de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Carolaine Tabile | - |
Autor(es): dc.creator | Cecilia Hauresko | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91534 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91534 | - |
Descrição: dc.description | Os programas criados com o objetivo de beneficiar a formação de acadêmicos das licenciaturas são fundamentais para o ganho de autonomia e experiência pelos alunos, na atuação em sala de aula. Este programa também contribuí para uma aproximação entre a Universidade e a Educação Básica. Por isso, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos programas federais, desenvolvidos na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) no Curso de Geografia, através das parcerias estabelecidas com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Guarapuava e os Colégios Estaduais de ensino público sendo: Colégio Manoel Ribas e Colégio Antônio Tupy Pinheiro, que tem alcançado resultados bastante positivos, principalmente, em termos de formação inicial docente. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar como o Pibid contribui na formação inicial de professores do curso de Geografia da Unicentro, no campus Cedeteg/em Guarapuava e, pela experiencia que trazemos sendo pibidianos, podemos atestar que o Pibid proporciona aos sujeitos envolvidos um contato mais intenso com a realidade escolar e suas complexidades, dando oportunidade, de participarem diretamente de um rico processo de formação de futuros professores. Para a elaboração desse trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre o histórico do Programa e seus objetivos, observando as modificações pelas quais ele passou, ao longo de mais de uma década. É possível verificar que o Pibid é um programa importante, sobretudo por possibilitar o estreitamento do diálogo entre escola e universidade, além de contribuir para o fortalecimento das licenciaturas, em um contexto histórico-político pouco favorável à formação e à concretização de programas de apoio à formação docente no Brasil, como o PIBID. Com relação às experiencias dos pibidianos, os relatos dos bolsistas sobre o PIBID demostram, claramente, a necessidade de manutenção e ampliação do número de bolsistas nas Licenciaturas e no caso particular, na Geografia. Observa-se que a inserção dos pibidianos nas escolas por meio das atividades do Pibid proporcionou aos acadêmicos da licenciatura a experiência de passar pela formação pedagógica que ocorre nas escolas, muito antes de ser um professor formado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino, Geografia, PIBID, formação inicial. | - |
Título: dc.title | O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UNICENTRO/GUARAPUAVA, PR. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: