INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEU DESENVOLVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorEmily Ribeiro dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:13:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:13:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91532-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91532-
Descrição: dc.descriptionDe acordo com Leo Kanner,(1943), o indivíduo com autismo apresenta prejuízos na área comportamental, social e de linguagem, sendo os problemas na aquisição da fala, os primeiros sinais deste transtorno, seguido de comportamentos estereotipados e interesse restrito. Alguns anos de pesquisa aprofundada, o Autismo foi descrito como um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, sendo denominado por TEA – Transtorno do Espectro Autista. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, estima-se que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões de pessoas com autismo somente no Brasil, aproxima-se que uma em cada 88 crianças apresenta aspectos do autismo, sendo que a predominância é de cinco vezes maior em meninos.O objetivo deste artigo, enquanto discente de Pedagogia - Licenciatura, é observar e procurar entender o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista no 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aluísio Maier em Laranjeiras do Sul, relacionando teoria e prática exercida no local, considerando, no âmbito o PIBID - aspectos fundamentais da organização curricular, do planejamento, do ensino-aprendizagem, da avaliação e principalmente a inclusão destes alunos em sala de aula. Ao conseguir entender estes apontamentos, este projeto de pesquisa será como um aporte ao esclarecimento de tantas dúvidas que surgem durante o processo de ensino de alunos com o Transtorno do Espectro Autista.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectTEA, Inclusão-
Título: dc.titleINCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEU DESENVOLVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.