Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | PAULO DE BARROS | - |
Autor(es): dc.creator | CARLA SENGER | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:26:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:26:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91531 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91531 | - |
Descrição: dc.description | Os espaços escolares podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos a medida que se tornem mais educativos. Nessa perspectiva, esse projeto estudou e modificou os espaços de uma escola municipal com o intuito de torna-lo educativo e interativo. O projeto foi desenvolvido na escola Bento Munhoz da Rocha de Marechal Cândido Rondon/PR e envolveu os acadêmicos participantes do PIBID – Educação Física (2018-2019) da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para realizar o estudo sobre os espaços escolares, o grupo de pibidianos fez visitas à escola e observou os recreios escolares, identificando o uso da estrutura e do ambiente pelos alunos durante o tempo livre. Após o levantamento e mapeamento dos espaços, o grupo discutiu em conjunto sobre as possibilidades que a estrutura oferecia e elaborou um projeto de modificações. As principais mudanças consistiram em pinturas de jogos nas calçadas, paredes e mesas das escolas e a criação de espaços de escaladas. Antes das alterações as crianças passavam o recreio correndo brincado de pega pega o que não era um problema, porque estavam interagindo entre os colegas, alguns ficavam sentados e outros passavam esse tempo lendo alguns livros que estão disponíveis para a leitura em uma prateleira, mas alguns alunos atiravam pedras uns nos outros, ocasionando problemas entre os alunos, como brigas e muitos destes muitas vezes se machucavam.Com as pinturas no ambiente foi possível perceber uma vivência significativa nos espaços alterados, contribuindo muito na formação integral do aluno, a linguagem utilizada nas pinturas, foram construídas com um caráter multidisciplinar, tentando alinhar o movimento intuitivo para desenvolvimento de habilidades motoras com a linguagem matemática, de língua portuguesa e das artes, já que a escola trabalhada com a educação infantil. Tais estratégias tanto refletiram em uma rotina de movimentos, e adaptação de acordo com a criatividade de cada criança, estimulando a saúde corporal. Esse processo, que convida as crianças a se alinharem a umestilo de vida ligado ao movimento e a aprendizagem construtivista. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pinturas, jogos, desenvolvimento, multidisciplinar | - |
Título: dc.title | ORGANIZANDO E REINVENTANDO OS ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA BENTO MUNHOZ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: