ORGANIZANDO E REINVENTANDO OS ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA BENTO MUNHOZ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPAULO DE BARROS-
Autor(es): dc.creatorCARLA SENGER-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:26:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:26:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91531-
Descrição: dc.descriptionOs espaços escolares podem contribuir para o desenvolvimento dos alunos a medida que se tornem mais educativos. Nessa perspectiva, esse projeto estudou e modificou os espaços de uma escola municipal com o intuito de torna-lo educativo e interativo. O projeto foi desenvolvido na escola Bento Munhoz da Rocha de Marechal Cândido Rondon/PR e envolveu os acadêmicos participantes do PIBID – Educação Física (2018-2019) da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Para realizar o estudo sobre os espaços escolares, o grupo de pibidianos fez visitas à escola e observou os recreios escolares, identificando o uso da estrutura e do ambiente pelos alunos durante o tempo livre. Após o levantamento e mapeamento dos espaços, o grupo discutiu em conjunto sobre as possibilidades que a estrutura oferecia e elaborou um projeto de modificações. As principais mudanças consistiram em pinturas de jogos nas calçadas, paredes e mesas das escolas e a criação de espaços de escaladas. Antes das alterações as crianças passavam o recreio correndo brincado de pega pega o que não era um problema, porque estavam interagindo entre os colegas, alguns ficavam sentados e outros passavam esse tempo lendo alguns livros que estão disponíveis para a leitura em uma prateleira, mas alguns alunos atiravam pedras uns nos outros, ocasionando problemas entre os alunos, como brigas e muitos destes muitas vezes se machucavam.Com as pinturas no ambiente foi possível perceber uma vivência significativa nos espaços alterados, contribuindo muito na formação integral do aluno, a linguagem utilizada nas pinturas, foram construídas com um caráter multidisciplinar, tentando alinhar o movimento intuitivo para desenvolvimento de habilidades motoras com a linguagem matemática, de língua portuguesa e das artes, já que a escola trabalhada com a educação infantil. Tais estratégias tanto refletiram em uma rotina de movimentos, e adaptação de acordo com a criatividade de cada criança, estimulando a saúde corporal. Esse processo, que convida as crianças a se alinharem a umestilo de vida ligado ao movimento e a aprendizagem construtivista.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPinturas, jogos, desenvolvimento, multidisciplinar-
Título: dc.titleORGANIZANDO E REINVENTANDO OS ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA BENTO MUNHOZ-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.