
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Clariana dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:03:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:03:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91530 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91530 | - |
| Descrição: dc.description | A atuação do PIBID no contexto escolarIntrodução: O trabalho consiste em atividades aplicadas por pibidianos, em uma escola de região periférica de Bagé- RS, em turmas de Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio regular, que tem como principal objetivo, auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, para isto foram realizadas observações por parte dos pibidianos nas turmas a serem aplicadas o trabalho com o propósito de preparar as intervenções com as turmas e analisar o conhecimento prévio dos alunos.Metodologia: Fazendo o uso de aulas expositivas e dialogadas, foram aplicadas listas de exercícios no Ensino de Jovens e Adultos e atividades adaptadas para uma aluna com deficiência mental no Ensino Médio regular, sempre atendendo às dificuldades de cada aluno e propondo sempre desafiar os alunos de modo em que os mesmos procurem as respostas e se interessem pelo assunto. As listas de Exercícios para os alunos do EJA, são planejadas de acordo com o conteúdo que os alunos estão estudando com o intuito de ter uma abordagem diferente da professora titular da turma, esclarecendo possíveis dúvidas dos alunos e explorar o conteúdo ao máximo. Com a aluna do Ensino Médio Regular, foram feitas também atividades conforme conteúdo da turma, porém elas são adaptadas devido a deficiência da aluna para que a mesma consiga assimilar, considerando o atraso mental da aluna.Resultados: Os resultados foram obtidos através das observações dos pibidianos nas turmas trabalhadas. A aluna com deficiência, no começo assimilou bem melhor ao conteúdo com atividades lúdicas aplicadas com ela, porém nas últimas aulas os pibidianos notaram que a mesma já não estava mais conseguindo acompanhar o raciocínio. As próximas intervenções estão sendo planejadas para que a mesma consiga voltar a compreender e assimilar o que é explicado à ela. Os alunos do EJA, interagem sempre muito bem as intervenções propostas e conseguem sempre assimilar o conteúdo abordado, também procuram ajuda em outros momentos com os pibidianos mostrando muito interessados.Discussão: Os resultados observados, apontam que os alunos gostam e usufruem bem da presença e intervenção dos pibidianos na escola, com isso os mesmos se motivam a realizar as intervenções e sempre estão disponíveis a auxiliar os alunos em momentos de dúvidas.Conclusão: Conclui-se que as atuações em sala de aula são muito satisfatórias, pois o objetivo é suprido nas intervenções, fazendo assim perceber-se a importância para os alunos e para nós pibidianos do que é realizado em sala de aula. Perceber que tornamos o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e facilitamos o mesmo é imensa alegria para todos os pibidianos. Referências:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/intervencoes-pedagogicas-em-dificuldades-de-aprendizagem/18367http://www.cap.uerj.br/site/images/stories/noticias/5-cruz.pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Título: dc.title | A atuação do PIBID no contexto escolar | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: