
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ana Paula Valim | - |
| Autor(es): dc.creator | Renato Teixeira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:02:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:02:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91529 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91529 | - |
| Descrição: dc.description | A perspectiva das metodologias ativas é a de aprender fazendo, já que o estudante fica mais próximo da prática. Este estudo teve como objetivo criar a possibilidade de uma nova ferramenta didática para aulas de biologia no ensino médio normal ou integrado, a qual foi intitulada de “Corredor da Morte”. Esse trabalho teve auxílio dos bolsistas do Programa Institucional de bolsas para iniciação à docência (PIBID), do Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama. A atividade foi desenvolvida para se trabalhar um determinado conteúdo do terceiro ano: “Os seres vivos”. O ensino de Ciências e Biologia precisa ser algo significativo, por isso a escolha de uma metodologia ativa, onde os próprios docentes puderam confeccionar o seu material didático e posteriormente apresenta-lo, tornando o ensino mais eficaz e significativo consequentemente. Após os alunos estudarem as classificações existentes, coube-lhes a tarefa de pesquisar sobre os animais extintos e os que estão correndo o risco de extinção. Em seguida, cada grupo escolheu alguns animais (extintos ou em risco de extinção) e fizeram pôsteres com informações sobre cada animal escolhido. Ao final, todos os pôsteres foram apresentados dentro do “corredor”, importante ressaltar que ao final do “corredor” era possível descobrir o principal agente causador de todos estes extermínios e ameaças de animais. Outros estudantes do campus, bem como os servidores, puderam vivenciar a experiência de passar pelo corredor da morte. Atividades como essas trazem aos alunos uma visão formadora, no sentido de criar cidadãos conscientes de seus papéis tanto na realidade social quanto na ecológica. Além disso, toda a comunidade acadêmica teve a oportunidade de vivenciar a experiência de se tornar o “ eu ” transformador do meio, e também de perceber como nossas ações têm sido prejudiciais aos outros seres vivos do planeta. Essa experiência pode ser fundamental para promover a consciência ambiental e a sensibilização ambiental necessária para efetivar as mudanças de atitude em relação ao meio em que vivemos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ferramenta didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | preservação. | - |
| Título: dc.title | “CORREDOR DA MORTE”: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NORMAL OU INTEGRADO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: